O governo dos Estados Unidos divulgou nesta quarta-feira (14) que a emissão de vistos será congelada para o Brasil e outros 74 países. A medida deve entrar em vigor a partir de 21 de janeiro e, até o momento, não há prazo definido para o encerramento da suspensão.
O congelamento foi determinado pelo Departamento de Estado dos Estados Unidos, que ainda não havia se pronunciado oficialmente até a última atualização desta reportagem.
Com a decisão, o Brasil passa a integrar a mesma lista de países como Irã e Rússia, que também terão o processamento de vistos temporariamente interrompido.
De acordo com o governo norte-americano, a suspensão será uma pausa temporária para que os Estados Unidos reavaliem os critérios atuais de concessão de vistos a estrangeiros.
A porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt, afirmou em publicação nas redes sociais que os Estados Unidos confirmaram o congelamento do processamento de vistos para 75 países.
Lista completa dos países com vistos congelados
Além do Brasil, outros 74 países foram incluídos na medida. Confira a lista completa, com os nomes traduzidos:
Afeganistão, Albânia, Argélia, Antígua e Barbuda, Armênia, Azerbaijão, Bahamas, Bangladesh, Barbados, Belarus, Belize, Butão, Bósnia, Brasil, Mianmar (Birmânia), Camboja, Camarões, Cabo Verde, Colômbia, Costa do Marfim, Cuba, República Democrática do Congo, Dominica, Egito, Eritreia, Etiópia, Fiji, Gâmbia, Geórgia, Gana, Granada, Guatemala, Guiné, Haiti, Irã, Iraque, Jamaica, Jordânia, Cazaquistão, Kosovo, Kuwait, Quirguistão, Laos, Líbano, Libéria, Líbia, Macedônia do Norte, Moldávia, Mongólia, Montenegro, Marrocos, Nepal, Nicarágua, Nigéria, Paquistão, República do Congo, Rússia, Ruanda, São Cristóvão e Névis, Santa Lúcia, São Vicente e Granadinas, Senegal, Serra Leoa, Somália, Sudão do Sul, Sudão, Síria, Tanzânia, Tailândia, Togo, Tunísia, Uganda, Uruguai, Uzbequistão e Iêmen.

Comentários: