A colheita da safra de soja 2025/26 em Mato Grosso, maior produtor do grão no Brasil, ganhou ritmo nas últimas semanas e já supera o desempenho registrado no mesmo período da safra anterior. Os dados constam no boletim mais recente divulgado pelo Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea).
Até meados de janeiro de 2026, a colheita alcançou 6,69% da área plantada, representando um avanço semanal de 4,71 pontos percentuais. O indicador também está acima dos 1,41% registrados no mesmo período de 2025, além de superar a média dos últimos cinco anos, estimada em 2,32%.
Segundo o Imea, o ritmo mais acelerado dos trabalhos reflete condições climáticas favoráveis em grande parte das regiões produtoras, além de um início mais antecipado da colheita em áreas de maior produtividade. O cenário beneficia diretamente o planejamento logístico e comercial das tradings e armazéns.
O desempenho atual indica que a safra 2025/26 tende a se consolidar como superior à do último ciclo, reforçando expectativas positivas para o estado e contribuindo para o desempenho do agronegócio brasileiro no ano.

Comentários: