O Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea), unidade local, emitiu um alerta sanitário e está convocando todos os produtores rurais de Castanheira e região para uma reunião emergencial, após a confirmação de pelo menos dois casos de raiva em uma propriedade rural do município.
A reunião será realizada na segunda-feira, dia 26 de janeiro, às 17h30, na Câmara de Vereadores de Castanheira.
Publicidade
De acordo com o Indea, a raiva é uma zoonose extremamente grave, com 100% de letalidade, e pode ser transmitida dos animais para o ser humano.
“A raiva é uma zoonose fatal e o esclarecimento da população é a principal arma de prevenção”, destacou o órgão em comunicado oficial.
Assim que os casos foram confirmados, o Indea iniciou imediatamente as ações de controle, incluindo vacinação dos animais, monitoramento da área e orientação aos produtores.
ENTENDA MAIS
A raiva é uma doença viral que atinge o sistema nervoso central, com evolução rápida e sempre fatal após o aparecimento dos sintomas. A principal forma de transmissão, no meio rural, é por meio da mordedura de morcegos hematófagos, especialmente da espécie Desmodus rotundus.
No Brasil, a raiva em herbívoros, como bovinos, é uma doença endêmica e já registrou mais de 50 mil casos entre 1999 e 2022. Somente em 2021, foram 661 casos no país, sendo a grande maioria em ruminantes.
COMO OCORRE A TRANSMISSÃO?
O vírus é transmitido principalmente pela mordida de animais infectados, através da saliva. Os principais ciclos de transmissão são:
Ciclo aéreo: morcegos infectam outros morcegos, animais de produção e humanos;
Ciclo rural: transmissão entre animais de produção, após ataque de morcegos;
Ciclo urbano: cães como principais reservatórios;
Ciclo silvestre: mantido por animais silvestres como raposas e primatas.
SINAIS CLÍNICOS DA RAIVA EM BOVINOS
Sinais iniciais:
Isolamento do animal
Apatia e perda de apetite
Coceira no local da mordida
Mugido constante
Hiperexcitabilidade
Salivação excessiva
Dificuldade para engolir
Com a evolução da doença:
Tremores musculares
Falta de coordenação
Andar cambaleante
Ranger de dentes
Paralisia
Queda e incapacidade de se levantar
Dificuldade respiratória
Morte em poucos dias
Após o início dos sintomas, a morte pode ocorrer entre 5 e 10 dias.
ALERTA PARA PRODUTORES E POPULAÇÃO
O Indea reforça que qualquer suspeita da doença deve ser comunicada imediatamente ao Serviço Veterinário Oficial, conforme determina a legislação sanitária.
A notificação rápida é essencial para:
Proteger o rebanho
Evitar a disseminação da doença
Reduzir prejuízos econômicos
Proteger a saúde humana
Cumprir exigências legais
PREVENÇÃO É FUNDAMENTAL
As principais medidas de prevenção incluem:
Vacinação dos bovinos:
Primeira dose: a partir dos 3 meses
Reforço após 30 dias
Revacinação anual
Controle de morcegos hematófagos
Comunicação de abrigos de morcegos nas propriedades
Notificação imediata de mordidas e casos suspeitos
REUNIÃO É OBRIGATÓRIA PARA ORIENTAÇÃO
O Indea reforça que a presença dos produtores na reunião é fundamental para esclarecer dúvidas, orientar sobre vacinação, manejo, controle de morcegos e medidas de biossegurança.
LEMBRETE!
Reunião emergencial
Segunda-feira – 26 de janeiro
17h30
Câmara de Vereadores de Castanheira
FONTE/CRÉDITOS: IVAN PEREIRA / Repórter em Ação

Comentários: