Portal Center News - A Informação com Credibilidade.

Terça-feira, 27 de Janeiro de 2026
Supermercado e Atacarejo Bom Preço
Supermercado e Atacarejo Bom Preço

Saúde

Sal grosso tem venda suspensa pela Anvisa após reprovação em teste

Determinação só vale para um lote do produto que foi reprovado em teste de iodo

Center News
Por Center News
Sal grosso tem venda suspensa pela Anvisa após reprovação em teste
Sal que teve comercialização e consumo de lote suspenso. (Foto: Divulgação)
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) determinou a suspensão da comercialização, distribuição e consumo do Sal Grosso Iodado (Ervas Finas) da marca Globo, fabricado pela Brasisal Alimentos Ltda.

Mas atenção! Está proibido o consumo e a venda apenas do lote 004/24 do sal grosso fabricado pela empresa, com validade até 30 de outubro de 2026.

Conforme o Lacen/RJ (Laboratório Central de Saúde Pública do Rio de Janeiro), o lote citado foi reprovado no teste de determinação de iodo.

Publicidade

Leia Também:

O iodo deve ser adicionado ao sal de cozinha para evitar a deficiência desse elemento no organismo, que pode levar ao bócio (aumento da tireoide). A falta de iodo também pode ocasionar diversos problemas ao desenvolvimento do feto durante a gestação, entre outras complicações, destacou o comunicado.

A Agência orienta os consumidores que já tenham adquirido o produto a entrarem em contato com a empresa, por meio do Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC), para receber instruções sobre o recolhimento do produto. O telefone do SAC é 0800 585 0303 (Sal Globo).

A reportagem questionou a Brasisal Alimentos Ltda. sobre a suspensão e aguarda retorno.

Outro item que deve ser recolhido, por determinação da Agência, é o pó para decoração da marca Sugar Art, produzido pela Madi Comércio e Indústria de Artigos para Festas e Artesanatos Ltda. O produto contém materiais plásticos, o que o torna impróprio para consumo em alimentos, segundo a Anvisa.

FONTE/CRÉDITOS: Adriano Fernandes, Primeira Página
Comentários:
Center News

Publicado por:

Center News

Saiba Mais