O Cartório da 56ª Zona Eleitoral de Brasnorte retomou o atendimento ao público nesta quarta-feira (7) com foco na campanha de cadastramento da biometria eleitoral para os eleitores que ainda não realizaram o procedimento. A coleta é obrigatória e visa garantir maior segurança no processo de identificação durante o pleito.
A chefe do Cartório Eleitoral, Tathyane Garcia da Matta Kato, explicou que o objetivo é alcançar todos os eleitores do município.
“Estamos aqui para informar à população de Brasnorte e região que a Justiça Eleitoral retomou suas atividades a partir do dia 7 de janeiro e estamos na campanha de coletar 100% das biometrias de todos os eleitores de Brasnorte”, ressaltou.
O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h30, na Rua Cáceres, no centro da cidade.
Segurança e agilidade no pleito
Segundo Tathyane, a biometria inclui fotografia, digitais e assinatura, garantindo identificação individualizada do eleitor.
“Isso visa garantir um processo eleitoral mais seguro, evitando qualquer dúvida no pleito e fortalecendo a democracia”, afirmou. A chefe do cartório destacou ainda que a utilização da biometria torna a votação mais rápida, já que a identificação é imediata.
Prazo vai até maio de 2026
O cadastramento biométrico pode ser feito até maio de 2026, e a orientação é para que os eleitores compareçam o quanto antes.
“Pedimos urgência para que os eleitores venham realizar o procedimento. Quem já possui biometria não precisa voltar, somente aqueles que ainda não fizeram”, explicou.
Consequências para quem não fizer
Quem não realizar o cadastramento dentro do prazo poderá enfrentar restrições nos cadastros da Justiça Eleitoral e possíveis conflitos com sistemas integrados do governo.
“Hoje a biometria é usada também pelo INSS e por instituições financeiras. É uma integração de informações, por isso é importante que o eleitor compareça”, reforçou Tathyane.

Comentários: