Portal Center News - A Informação com Credibilidade.

Terça-feira, 13 de Janeiro de 2026
Supermercado e Atacarejo Bom Preço
Supermercado e Atacarejo Bom Preço

Geral

Barroso determina que União regulamente poder de polícia da Funai até janeiro de 2025

POLÍTICA

Center News
Por Center News
Barroso determina que União regulamente poder de polícia da Funai até janeiro de 2025
Barroso estabeleceu novo prazo para que a União apresente as regras sobre o poder de polícia da Funai (Foto: Rosinei Coutinho / STF)
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso, determinou que a União regulamente o poder polícia da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) até 31 de janeiro de 2025. A informação foi divulgada pela Corte na sexta-feira (27).

A decisão foi tomada no âmbito da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 709, na qual a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) e seis partidos políticos de esquerda (PT, PSOL, PSB, PDT, PCdoB e Rede Sustentabilidade) questionam a atuação da Funai na proteção dos territórios indígenas.

Em março, Barroso havia definido que a União teria o prazo de 180 dias para fazer a regulamentação sobre o poder de polícia da Funai. O governo pediu mais 60 dias ao fim do prazo, mas o ministro do STF negou e estabeleceu a data de 31 de janeiro do próximo ano.

Publicidade

Leia Também:

Caso a decisão não seja cumprida dentro do novo prazo, Barroso então determinou que “os documentos preparatórios [da regulamentação] sejam anexados aos autos, ainda que na forma de petição sigilosa”.

A ADPF 709 tramita na Corte desde julho de 2020. A última decisão do presidente do STF sobre o caso foi dada em 20 de dezembro, mas foi divulgada na página de notícias da Corte nesta sexta (27).

 

FONTE/CRÉDITOS: Gazeta do Povo
Center News

Publicado por:

Center News

Saiba Mais