Portal Center News - A Informação com Credibilidade.

Quinta-feira, 20 de Novembro de 2025
Supermercado e Atacarejo Bom Preço
Supermercado e Atacarejo Bom Preço

Mundo

Governo Trump retira tarifas recíprocas sobre o café, frutas e carne bovina

A medida, que entra em vigor imediatamente, modifica o escopo das tarifas anunciadas em abril deste ano

Center News
Por Center News
Governo Trump retira tarifas recíprocas sobre o café, frutas e carne bovina
O presidente dos EUA, Donald Trump. (Foto: GRAIG HUDSON/EFE/EPA)
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

O governo do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta sexta-feira (14) a retirada das chamadas tarifas recíprocas sobre diversos produtos agrícolas importados, incluindo café, frutas tropicais e carne bovina, segundo informou a Casa Branca em comunicado oficial.

A medida, que entra em vigor imediatamente, modifica o escopo das tarifas anunciadas em abril deste ano. De acordo com a Casa Branca, Trump retirou as tarifas aplicadas a produtos agrícolas considerados não produzidos em quantidade suficiente nos Estados Unidos. Entre eles estão café, chá, cacau, especiarias, frutas tropicais, sucos, bananas, laranjas, tomates, carne bovina e alguns tipos de fertilizantes.

A retirada das tarifas pode beneficiar diretamente países exportadores como o Brasil, grande fornecedor de café, frutas e carne bovina para o mercado americano. Segundo dados do Itamaraty, os produtos brasileiros estavam entre os mais afetados pelas tarifas impostas. Nesta quinta-feira (13), o chanceler brasileiro Mauro Vieira se reuniu com o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, em Washington, para discutir justamente as tarifas.

Publicidade

Leia Também:

Segundo o comunicado da Casa Branca, a decisão foi tomada “após progressos substanciais em negociações de comércio recíproco” e em razão da “atual demanda doméstica” e da “capacidade produtiva interna” dos Estados Unidos.

A Casa Branca afirmou que a decisão também reflete o avanço de acordos comerciais que já foram firmados pelo governo Trump, incluindo os acordos recentes com países como Argentina, El Salvador, Tailândia e Vietnã.

“Os acordos de comércio recíproco continuam ampliando o acesso de mercado para exportadores agrícolas americanos”, destacou a Casa Branca.

O decreto assinado por Trump estabelece que as novas isenções tarifárias passam a valer para todos os produtos incluídos na lista de isenção importados a partir desta quinta-feira (13), conforme publicação oficial da Casa Branca.

FONTE/CRÉDITOS: John Lucas; Gazeta do Povo
Comentários:
Center News

Publicado por:

Center News

Saiba Mais