A Cooperprata, cooperativa de produtores de leite de Brasnorte, vem se consolidando como uma das principais forças do setor na região. Sob a liderança de Adriano Garcia (presidente) e Robson Lobo (vice-presidente), a entidade tem investido em estrutura, parcerias e expansão, sempre com o objetivo de valorizar a bacia leiteira do município e de cidades vizinhas.
Na manhã desta segunda-feira (22), a reportagem da Band FM Brasnorte conversou com o vice-presidente Robson Lobo, que destacou a conclusão do posto de resfriamento no Parque do Empreendedor. A obra foi realizada em um lote doado pela Prefeitura de Brasnorte, com aprovação da Câmara de Vereadores em dezembro de 2023, e já está em funcionamento, com capacidade para armazenar até 100 mil litros de leite.
Segundo Robson, o projeto recebeu R$ 1,5 milhão em recursos do REM e mais cerca de R$ 400 a 500 mil em recursos próprios da cooperativa. A Prefeitura também contribuiu com os serviços de terraplanagem.
“A Cooperprata vai muito bem, graças a Deus. O posto de resfriamento já está funcionando, restando apenas a inauguração oficial. Tivemos um pequeno atraso no início por causa da regulagem do chiller, que é o equipamento responsável por gelar e armazenar o leite. Por ser uma tecnologia moderna, só havia técnicos especializados no Rio Grande do Sul, mas conseguimos resolver com apoio da indústria e de parcerias”, explicou o vice-presidente.
Expansão regional e apoio aos produtores
Além do fortalecimento em Brasnorte, a cooperativa vem expandindo suas atividades para Juara, Novo Horizonte do Norte e região da Paranorte, onde um grande número de produtores está se integrando à cooperativa.
Nesta semana, a Cooperprata fará a distribuição de 20 resfriadores de leite para produtores da região da Paranorte que ainda não possuem o equipamento. O antigo posto de resfriamento da cooperativa também está sendo transferido para a localidade, criando um braço da Cooperprata na região para facilitar a coleta e melhorar o preço pago pelo leite.
Um convênio com a Prefeitura de Juara também foi firmado para auxiliar no processo de transporte e coleta do produto.
“A Cooperprata cresce com responsabilidade, sempre prezando pela seriedade e dando garantias ao cooperado. Nosso foco é valorizar o produtor, oferecer segurança e assegurar preços mais justos para o leite entregue”, destacou Robson Lobo.
Com apoio do Governo do Estado, da SEAF e da Empaer, a Cooperprata segue consolidando seu papel de protagonismo na cadeia leiteira, reforçando Brasnorte como referência no setor.

Comentários: