A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) aprovou, nesta quarta-feira (27), a lei que cria a Secretaria Estadual de Justiça (Sejus-MT). O projeto será encaminhado para sanção do governador do estado, Mauro Mendes (União Brasil).
A criação da nova secretaria foi anunciada nesta semana, como um desmembramento da atual Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT). Essas medidas fazem parte do programa 'Tolerância Zero ao Crime Organizado'.
Ainda nesta quarta, o governador anunciou o delegado Vitor Hugo Bruzulato Teixeira como secretário-adjunto de Administração Penitenciária da Sesp, até a Sejus ser criada e ele assumir o comando da pasta.
Vitor Hugo ingressou na Polícia Civil de Mato Grosso em 2007 e tem experiência em delegacias da capital e do interior, além da Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO).
De acordo com Mendes, a Sejus ficará responsável por administrar os Sistemas Penitenciário e Socioeducativo e a política estadual sobre drogas. Já a Sesp focará no combate ao crime organizado.
Novas delegacias
Para descentralizar o combate ao crime organizado, o governo anunciou a criação de quatro delegacias especializadas no enfrentamento às facções, que serão instaladas nos municípios de Cuiabá, Lucas do Rio Verde, Cáceres e Sinop.
Segundo o deputado federal Fábio Garcia (União Brasil), após a aprovação do projeto, cerca de 300 novos servidores serão convocados por meio de concursos públicos para integrarem as novas delegacias.
Além disso, Mendes anunciou o coronel Cláudio Fernando Carneiro Tinoco como o novo comandante-geral da Polícia Militar de Mato Grosso (PMMT). Ele deve assumir o cargo na próxima sexta-feira (29).
Programa 'Tolerância Zero'
Na segunda-feira (25), o governador anunciou uma série de medidas para intensificar o combate às facções criminosas no estado, entre elas estão a criação da Secretaria de Justiça (Sejus-MT), quatro delegacias e a convocação de mais de 300 servidores para atuar na Segurança.
Durante o evento, uma das principais iniciativas debatidas foi a criação da Secretaria de Justiça. O projeto deve ser encaminhado para aprovação da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT).
A nova pasta, que terá papel estratégico no combate ao crime organizado, deve ser comandada pelo delegado Vitor Hugo, segundo o comunicado do governador.