Mato Grosso cai em ranking de competitividade, aponta estudo

 



NOTÍCIAS / MATO GROSSO

Mato Grosso cai em ranking de competitividade, aponta estudo

CAMILA RIBEIRO

22 de SETEMBRO 2017 as 09:02

 

O Estado de Mato Grosso caiu duas posições no Ranking de Competitividade dos Estados em 2017, elaborado pelo Centro de Liderança Público (CLP) em parceria com a Economist Intelligence Unit e a Tendências Consultoria.

Com 48,8 de média geral, Mato Grosso figura na 12ª posição no ranking deste ano, ante a 10ª colocação alcançada em 2016, quando obteve 55 de média.

A pontuação leva em consideração dados normalizados entre 0 e 100, sempre obedecendo o critério de quanto mais perto de 100, melhor.

O levantamento considera 66 indicadores, agrupados em dez pilares. São eles: infraestrutura, educação, solidez fiscal, sustentabilidade social, eficiência da máquina pública, sustentabilidade ambiental, potencial de mercado, segurança pública, capital humano e inovação.

Considerando os Estados do Centro-Oeste, Mato Grosso aparece à frente somente de Goiás, que ocupa a 13ª posição. Distrito Federal está em 4º lugar, à frente de Mato Grosso do Sul, que figura na 5ª posição.

Veja quadro com o desempenho de Mato Grosso:

 

Notas baixas

 

Conforme o levantamento, os pilares em que Mato Grosso aparece com as piores colocações são: sustentabilidade ambiental (25º lugar), inovação (21ª colocação) e segurança pública (18ª).

No que diz respeito a sustentabilidade ambiental, Mato Grosso obteve nota de 10,9, enquanto que a média nacional foi de 50,2.

Já em relação à inovação, o Estado foi avaliado com nota 9,5, frente a 27 da média nacional.

Em segurança pública, houve uma queda na média de 62,5 (em 2016), para 35,4 (em 2017). A média nacional neste item foi de 46,2. Mesmo com uma queda significativa na média do ano passado para este, Mato Grosso continuou na mesma colocação no ranking entre os Estados no que diz respeito à segurança: 18ª.

Médias acima do País

As duas melhores médias foram obtidas quando analisados os pilares solidez fiscal (75,9) e eficiência da máquina pública (75,8).

Em ambas as categorias, Mato Grosso conseguiu alcançar nota acima da média geral do país.

Em solidez fiscal, embora tenha havido um aumento na média, passando de 73,7 para 75,9, o Estado caiu de 6º para 8º no ranking, já que os demais Estados conseguiram elevar ainda mais seus desempenhos.

No que diz respeito à eficiência da máquina pública, Mato Grosso saiu da 13ª colocação no ranking no ano passado, chegando a 11ª neste ano.

Clique AQUI e veja detalhes da pesquisa.











DEIXE SEU COMENTÁRIO



SE LIGUE NA BAND FM! 98,1



Copyright © 2021 .   CENTER NEWS    Todos os direitos reservados.