Candidatos de Mato Grosso devem fazer o segundo dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2017) neste domingo (12). Mais de 35% dos candidatos inscritos exame não compareceram ao primeiro dia de provas em Mato Grosso, no último dia 5. De acordo com dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), 126.215 mil pessoas se inscreveram no exame.
Neste domingo, segundo o Inep, serão aplicadas as provas de ciências da natureza e suas tecnologias; e matemática e suas tecnologias. A duração regular é menor do que no primeiro dia de prova: os participantes terão 4 horas e 30 minutos para responder 90 questões.
No primeiro domingo do Enem foram aplicadas as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, ciências humanas e suas tecnologias e a redação. Os participantes fizeram provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; e Redação, que teve como tema “Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil”.
A primeira parte da prova foi aplicada em 57 municípios mato-grossenses. Em Cuiabá, 31.056 fariam a prova em Cuiabá, enquanto outros 12.536 em Várzea Grande, região metropolitana da capital.
Segundo o Inep, 81.787 mil estiveram presentes no primeiro dia de prova em Mato Grosso, o que corresponde a 64,80% de presença. Do total de inscritos, 44.428 mil se ausentaram do primeiro dia do exame no estado, o que representa 35,20% dos candidatos. No país, 30,2% dos candidatos inscritos faltaram.
O número de inscritos neste ano é 22,7% menor do que no ano passado, quando o estado teve 163.181 participantes.
As linhas de ônibus em Cuiabá devem ser reforçadas para atender os candidatos que farão a segunda etapa das provas do Enem. De acordo com a Prefeitura de Cuiabá, foi determinado um aumento de veículos nas áreas de grande fluxo de candidatos, além de ônibus reserva nos terminais do transporte coletivo.
A abertura dos portões será feita as 11h e o fechamento às 12h (horário de Mato Grosso). O início da prova será ao 12h30.