Aps 59 dias, termina greve do Detran

 



NOTÍCIAS / FIM DA GREVE

Aps 59 dias, termina greve do Detran

ALINE ALMEIDA

10 de Novembro de 2017 as 09:19

 

Os servidores do Departamento Estadual de Trânsito decidiram, em assembleia geral, por fim a greve que já durava 59 dias. O retorno das atividades nas unidades volta hoje. A decisão pelo fim da paralisação foi após o governador em exercício Carlos Fávaro (PSD) assumir o compromisso de conceder o reajuste em 2019. 

“Concluímos 59 dias de greve de uma negociação que durou mais de dez meses com Governo do Estado e inúmeras tentativas da categoria em chegar a acordo com o Governo. A greve foi resultado da falta de negociação e de respostas por parte do Governo a reivindicação da categoria da tabela salarial”, disse Daiane Renner presidente do Sindicato dos Servidores do Detran (Sinetran). 

Daiane alegou ainda que a categoria buscou a todo momento durante o período de greve a negociação, mas o Governo do Estado se ausentou. “Esse compromisso com a troca de negociador por parte do Estado representou para nós um avanço em saber que a categoria não vai estar condenada a amargar a tabela salarial defasada”, disse. 

A presidente do Sinetran confirma que o Governo se comprometeu com sindicato em retomar as negociações e conceder reajuste em 2019. A Assembleia Legislativa também aprovou a questão da emenda constitucional que garante abertura para categoria na PEC dos Tetos para negociação das tabelas. “Apresentamos uma tabela que busca acompanhar as tabelas praticadas em outras carreiras, hoje o servidor do Detran recebe no nível superior um salário menor que os níveis fundamentais de outras categorias”, confirmou. 

Em nota o Departamento Estadual de Trânsito afirmou que ainda não foi notificado oficialmente sobre a decisão. A reportagem indagou se será feito algum mutirão para normalizar os processos em atraso nestes quase dois meses de paralisação, no entanto o Detran afirmou que aguarda a notificação para se manifestar. 

A greve dos servidores do Detran teve início no dia 11 de setembro tendo como pauta o reajuste salarial. Segundo a categoria, a tabela estaria defasada há anos. Grande parte dos mais de 900 servidores nas 71 unidades do Detran no Estado ficaram paralisados. Na semana passada decisão judicial da desembargadora Maria Erotides Kneip, do Tribunal de Justiça, determinou corte de pontos e multa diária de R$ 50 mil. 

No dia 31 de outubro os servidores chegaram a organizar um protesto em frente ao Palácio do Governo. A manifestação culminou na prisão de três servidores. Os policias militares utilizaram gás de lacrimogêneo e spray de pimenta para conter os manifestantes. Agora um novo acordo pôs fim a paralisação. Ele foi firmado pelo governador em exercício Carlos Fávaro que substitui o governador Pedro Taques que está em uma missão na China. 











DEIXE SEU COMENTÁRIO



SE LIGUE NA BAND FM! 98,1



Copyright © 2021 .   CENTER NEWS    Todos os direitos reservados.