Eleições municipais fortalecem antipetismo e projetam acirramento para 2026

 



NOTÍCIAS / POLÍTICA

Eleições municipais fortalecem antipetismo e projetam acirramento para 2026

Gazeta do Povo

22 de Outubro de 2024 as 19:43

  O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT)| Foto: Andre Borges/EFE

Faltando cinco dias para o segundo turno das eleições municipais em 51 cidades, o resultado eleitoral obtido no primeiro turno evidencia que o antipetismo segue como uma força política relevante, mesmo com Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na Presidência da República. Há um contraponto: tendo eleito 248 prefeitos, o PT cresceu em relação ao último pleito, mas ainda está longe de 2016, quando elegeu mais de 600 gestores municipais.

Por outro lado, o PL do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e os partidos do centrão aproveitam o enfraquecimento do PT para avançar em importantes frentes eleitorais. As disputas à prefeitura em Fortaleza (CE) e em Natal (RN) chamam a atenção para uma tendência antes não vista em redutos eleitorais do PT. Ambas as capitais estão inseridas em estados comandados por petistas, como o governador Elmano de Freitas e a governadora Fátima Bezerra. A expectativa era que, com o apoio da máquina estadual, os respectivos candidatos petistas — Evandro Leitão e Natália Bonavides — estivessem na disputa com mais tranquilidade, o que não ocorreu.

De acordo com levantamento feito pela Quaest em Fortaleza, André Fernandes (PL) e Evandro Leitão (PT) se encontram empatados numericamente, com 43% das intenções de voto cada um. A margem de erro é de três pontos percentuais.

Já em Natal, o instituto Paraná Pesquisas mostrou que Paulinho Freire (União Brasil) soma 50,9% da preferência do eleitor, enquanto Natália Bonavides (PT) chega a 38,9% das intenções de voto.

Metodologia Quaest Fortaleza: 900 entrevistados pela Quaest entre os dias 15 e 17 de outubro de 2024. A pesquisa em João Pessoa foi contratada pela Televisão Verdes Mares LTDA. Confiança: 95%. Margem de erro: 3 pontos percentuais para mais ou para menos. Registro no TSE nº CE-01540/2024.

Metodologia Paraná Pesquisas Natal: 760 entrevistados pelo Paraná Pesquisas entre os dias 14 e 17 de outubro de 2024. A pesquisa foi contratada pelo próprio Instituto Paraná de Pesquisas e Análise do Consumidor Ltda. Confiança: 95%. Margem de erro: 3,6 pontos percentuais. Registro no TSE nº RN-00006/2024.

 










DEIXE SEU COMENTÁRIO



SE LIGUE NA BAND FM! 98,1



Copyright © 2021 .   CENTER NEWS    Todos os direitos reservados.