Brasnorte se prepara para as eleições do Conselho Tutelar. O período de campanha e divulgação dos candidatos teve início em 1º de setembro. A eleição, que ocorrerá em 1º de outubro, é organizada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e conta com o apoio da Prefeitura de Brasnorte, por meio Secretaria de Assistência Social.
A presidente do CMDCA, Cleide Moreira salientou que os candidatos já passaram pelo processo da prova objetiva, restando somente a escolha da população brasnortense que no dia 01 de outubro irão às urnas para votar em seu candidato escolhido.
O processo de escolha dos membros do Conselho Tutelar ocorre a cada quatro anos, em data unificada, em todo o território nacional, no primeiro domingo do mês de outubro. Serão 5 conselheiros tutelares eleitos para o mandato de 2024-2027. Ao todo, 11 candidatos estão aptos a concorrer ao pleito eleitoral na cidade.
Quem pode votar:
Todo cidadão brasnortense, a partir dos 16 anos, com título de eleitor, desde que esteja em dia com as obrigações eleitorais.
Onde votar:
Os eleitores poderão votar na Escola Municipal Pastor das 08h às 17 horas no dia 01 de outubro de 2023.
O que faz o Conselho Tutelar:
É o órgão responsável por desempenhar uma função estratégica: zelar pelo cumprimento dos direitos das crianças e dos adolescentes. Os conselheiros agem sempre que esses direitos são ameaçados ou violados pela própria sociedade, pelo Estado, pelos pais/responsáveis ou em razão de sua própria conduta.
O Conselho Tutelar é um órgão autônomo, permanente e não jurisdicional, que integra a Administração Municipal. Em Brasnorte, ele está vinculado ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).
Candidatos:
Edileila Andreia ferreira Vare – Número: 34
Fábia Cristina Menezes Araújo – Número: 23
Jenaina Mariana de Oliveira – Número: 22
José Aparecido de Souza – Número: 42
Lidiane de Cássia dos Santos – Número: 74
Lucineia Aparecida Poletto – Número: 81
Maria Janete da Silva – Número: 18
Maria Roseli Cruz Oliveira – Número: 33
Mariana Cabrera Bueno – Número: 43
Patrícia Borges de Lima – Número: 19
Ronicharles José Busto – Número: 61