A inteligência da Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso apontou quem são os financiadores dos protestos bolsonaristas no estado, considerados anti democráticos pelo Supremo Tribunal Federal (STF). O relatório de acesso restrito pode ser lido neste link.
O documento foi elaborado a pedido do ministro Alexandre de Moraes. Além da identificação dos proprietários dos caminhões, o ministro também solicitou no dia 8 deste mês a relação, em até 48 horas, de todos os financiadores das ações de protesto no estado. O prazo foi estendido a pedido do setor de inteligência.
Em decisão do último sábado, que estava sob sigilo, Moraes decretou bloqueio das contas de empresas de todo país acusadas de financiarem os protestos. A decisão foi tomada com base nos relatórios enviados pelas polícias de diversos estados.
"Preliminarmente, insta salientar que os pretensos delitos cometidos por parte dos organizadores e/ou financiadores do ato em questão ofendem os interesses da união, ensejando, por tal motivo, a atribuição investigativa por parte da Polícia Federal", diz trecho do relatório assinado pelo chefe da Polícia Civil no estado, Mário Demerval.
A investigação feita pela Polícia Civil não trouxe dados referentes a financiadores de manifestações em alguns municípios do estado, como Rondonópolis, Cuiabá, Sorriso, Lucas do Rio Verde e Tangará da Serra.
O levantamento feito pela Polícia Civil também traz dados de caminhões que estavam estacionados nos bloqueios em rodovias no estado. Mesmo assim, a polícia aponta fragilidade nos dados preliminares obtidos, indicando a necessidade de maior prazo para concluir as investigações.
"São esses os dados coletados por esta Diretoria de Inteligência mediante os Pedidos de Busca respondidos, ressaltando-se que o exíguo prazo disponível para a conclusão dos trabalhos dificultou uma coleta maisampla e precisa em relação ao que foi constatado nos locais monitorados, de forma que os dados coletados não devem ser interpretados de forma absoluta, evitando-se, assim, análises de cunho definitivo", diz trecho do documento.
Veja a lista de financiadores
CÁCERES
MEROTTI & CIA LTDA
RICARDO CASTELLA CARDOSO & CIA LTDA
GUARANTÃ DO NORTE
REBEQUI & CIA LTDA
BARRA DO GARÇAS
SINDICATO RURAL DE BARRA DO GARCAS
CONFRESA
AGRITEX COMERCIAL AGRICOLA LTDA
AGROMEX GRAIN LOGISTICA LTDA
J N DALMAGRO LTDA
DANIELLI, TREVIZAN & CIA LTDA
BRENDLER COMERCIO DE COMBUSTIVEIS LTDA
ZAQUEU TRANSPORTES E LOGISTICA LTDCASTANHEIRA MUNCK LTDA
REOBOTE TRANSPORTES E TURISMO LTDA
PONTES E LACERDA
FAVORITO SUPERMERCADO LTDA
H DA SILVA
JUSTINIANO TAVORA COMERCIO DE MADEIRAS LTDA
JUÍNA
TURRA ARMAZENS GERAIS LTDA