A Comarca de Brasnorte conta com um novo promotor de justiça, que chega para assumir definitivamente o posto ocupado nos últimos meses, por Fabison Miranda Cardoso. Trata-se do promotor de justiça Álvaro Schiefler Fontes.
Fontes veio de Santa Catarina, e antes de entrar no Ministério Público Estadual (MPE-MT) em fevereiro de 2021, foi servidor público e advogado por 5 anos. Jaciara, ao sul do Estado, foi a última cidade onde atuou como promotor.
A cerca de 30 dias residindo em Brasnorte, o promotor participou na sexta – feira (01/10), de uma entrevista ao vivo na Band FM, emissora do Sistema Juinense de Comunicação, formado por 4 emissoras de rádio.
Ao jornalista Maico Strappazzon, Dr. Álvaro destacou sua expectativa em Brasnorte, e como será sua atuação pelo interesse da coletividade.
“O Ministério Público é uma instituição essencial à justiça, como está na constituição, e o que cabe nós também desmistificar, é que o Ministério Público não atua só na ação penal, ele não oferece só a denúncia nos casos criminais, é muito mais amplo do que isso. Tem a parte criminal e a parte civil, nosso compromisso está desde a criança, ao adolescente, a defesa do idoso, defesa do meio ambiente, defesa dos mais vulneráveis, em situações em geral que a coletividade precisa de alguém para defender e, aqui em Brasnorte nós estamos justamente oferecendo essa defesa com mais ênfase, exatamente a essas pessoas mais vulneráveis, que precisam da nossa atuação, e não vamos medir esforços para poder trabalhar por essa parcela da população”, garantiu.
Fontes lembrou ainda da importância do trabalho integrado e organizado entre o Ministério Público, as Polícias Militar e Civil e o Poder Judiciário, para combater de forma eficiente a criminalidade.
Sobre a atuação com os Poderes Executivo e Legislativo, ele disse buscar o diálogo para garantia da lei e do bem comum, ressaltando a importância da participação da sociedade, formulando denúncias de quaisquer irregularidades.
“A atuação do Ministério Público é sempre feita observando a lei, pelo princípio da legalidade, isso significa que os agentes públicos, inclusive o promotor de justiça, estão jungidos ao que a lei prevê, então esses meios de controle são feitos não somente pelo Ministério Público, existem os meios de controle formais e informais, tem MP, a própria imprensa, a população, sindicatos, associações, todas essas são muito importantes para fazer o controle dos poderes”, pontuou.
Durante a entrevista, Dr. Álvaro lembrou da preocupação com a crise sanitária e a pandemia da Covid-19, frisando que irá atuar no combate a doença, com atenção as festas e aglomerações que ainda acontecem. Ele fez uma cobrança a população para que procure os postos de saúde para se vacinar.
Para finalizar, o promotor afirmou que pretende dar celeridade aos processos em curso na comarca.