O secretário de Trabalho e Assistência Social de Mato Grosso, deputado licenciado Max Russi (PSB), vai assumir a Secretaria da Casa Civil. A definição ocorreu neste final de semana, em reunião com o governador Pedro Taques (PSDB).
Russi substituirá José Adolpho Vieira, que deixa o Governo. Inicialmente, ele acumulará as duas pastas, até que o governador defina um novo nome para a Assistência Social.
As mudanças na Setas e na Casa Civil não devem ser as únicas promovidas pelo governador Pedro Taques. No decorrer desta semana, ele deve anunciar outros nomes no 1º escalão.
Na última semana, o governador se viu obrigado a mudar secretários por conta das investigações dos grampos ilegais. Dois secretários foram presos por determinação do Tribunal de Justiça.
O secretário de Justiça e Direitos Humanos, coronel Airton Benedito Siqueira Junior, preso na última foi substituído por Fausto Freitas, que comandava o Gabinte de Combate a Corrupção. Siqueira ainda não oficializou sua saída da secretaria.
Já na Segurança Pública, o secretário Rogers Elizandro Jarbas, pediu sua exoneração na última sexta-feira. Rogers se encontrava afastado por decisão do TJ e teve a prisão decretada na última quarta. Em seu lugar, assume o delegado Gustavo Garcia, que ocupava a função de adjunto.
INVESTIGADO
A saída de José Adolpho da Casa Civil pode "evitar" novos problemas ao governador por conta das investigações do esquema de escutas ilegais no Estado. O ex-secretário era investigado por suposto envolvimento no sumiço de protocolo da denúncia feita pelo promotor Mauro Zaque sobre o esquema no Estado.