Máquinas desaparecem da secretaria de infraestrutura de Brasnorte

 



NOTÍCIAS / BRASNORTE

Máquinas desaparecem da secretaria de infraestrutura de Brasnorte

Por: Maico Strappazzon./ Repórter em Ação

14 de Janeiro de 2021 as 07:14

  Foto: Reprodução

Com 13 dias da gestão do prefeito Edelo Ferrari (DEM) em Brasnorte, um fato tanto curioso despertou a atenção do atual secretário de obras Andrew Matheus Wagner.

Ele afirma que pelo menos três máquinas teriam desaparecido do pátio da secretaria de infraestrutura.  As máquinas foram apreendidas em operações realizadas pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – IBAMA, e Secretaria de Meio Ambiente – SEMA por desmatamento ilegal.

Com a apreensão das máquinas como de praxe, o órgão oferece ao munícipio a oportunidade de utilizar os equipamentos ficando como fiel depositário durante o processo judicial, previsto no inciso IV, artigo 665, do Código de Processo Civil. Está atribuição foi dada a prefeitura de Brasnorte na época gerida pelo ex-prefeito Mauro Rui Heiler PSD, tendo a obrigação de guardar os bens até que o processo seja finalizado.

Andrew Matheus afirmou ao Repórter em Ação, que realizou um levantamento na secretaria e percebeu que estas máquinas não estavam na garagem, e então questionou alguns funcionários sobre qual seria o paradeiro dos equipamentos, porém ninguém soube responder. De imediato ele comunicou o prefeito Edelo.

"Assim que assumi a pasta fiz um levantamento de documentos e de veículos que estavam em posse dessa secretaria, notei a falta de três veículos, dois tratores de esteira e um Skidder que haviam sido presos pela SEMA e IBAMA. Diante do fato procurei a SEMA e IBAMA para verificar se havia algum processo administrativo, alguma decisão favorecendo o antigo proprietário para que ele tivesse reavido esses bens, fui informado pelos respectivos órgãos que não havia nada nesse sentido” explicou.

Andrew disse que na secretaria encontrou um documento, e que neste, existe um acordo onde o munícipio devolve as máquinas em troca de pagamento em madeiras. O documento estaria assinado pelo ex-secretário e pelo proprietário que teve as máquinas apreendidas.

“Avaliamos o documento encontrado, foi feito um termo para entrega para guarda sem validade jurídica nenhuma, isso é totalmente ilegal, dizendo que o antigo secretário estava devolvendo os dois esteiras para o antigo proprietário a troco de um pagamento mensal em madeiras, isso esta assinado aqui por ambas as partes. O IBAMA e a SEMA afirmam que isso é irregular” esclareceu.

Andrew afirmou ainda que solicitou a SEMA e IBAMA uma relação de todas as máquinas aprendidas em operações realizadas pelos órgãos em Brasnorte. O objetivo é verificar se está situação não ocorreu com outras máquinas aprendidas e ficaram sob a guarda da secretaria.  

O secretário registrou um boletim de ocorrências comunicando o desaparecimento das máquinas. O caso agora deve ser apurado pela Delegacia de Polícia Civil de Brasnorte.

 

OUTRO LADO

O ex-secretário Antônio Cesar Gonçalves disse a reportagem que informou seu advogado sobre os fatos, e que em breve deve se manifestar.

O ex-prefeito Mauro Rui Heisler disse a Band FM que não tem conhecimento da situação e que se foi tomada essa decisão, foi uma atitude isolada do secretário, e que está a disposição para esclarecimentos.











DEIXE SEU COMENTÁRIO



SE LIGUE NA BAND FM! 98,1



Copyright © 2021 .   CENTER NEWS    Todos os direitos reservados.