Um indígena de 30 anos foi preso na terça-feira (24), após acusado de abusar sexualmente e tentar matar a enteada, também indígena, de três anos, em Rondonópolis (a 220 km de Cuiabá).
De acordo com a Polícia Federal, o caso, as investigações tiveram início após um relatório do Conselho Tutelar, que alertou sobre o caso da criança indígena que está internada em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) devido a lesões que, aparentemente, resultaram de espancamento, incluindo um acidente vascular cerebral (AVC) causado por trauma. Além disso, relatórios médicos indicaram ainda indícios de abuso sexual.
A mãe da menor, em depoimento, relatou que já havia sido vítima de agressões por parte do companheiro em outras ocasiões. Ela também será alvo de investigação para apurar se houve omissão em relação aos supostos abusos sofridos pela filha.
O suspeito, negou em seu depoimento qualquer envolvimento nos crimes, alegando que a criança teria caído de uma moto. As diligências policiais para o cumprimento do mandado de prisão foram acompanhadas por um servidor da Fundação Nacional do Índio (Funai).
Atualmente, o suspeito encontra-se detido no Presídio Mata Grande, em Rondonópolis, aguardando as próximas decisões da Justiça.