O Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco) deflagrou na manhã desta quinta-feira, 28 de julho, a Operação Hígia. O objetivo é apurar fraudes e desvio de recursos públicos envolvendo a Secretaria Municipal de Saúde e empresas privadas, no município de Sorriso (397 km de Cuiabá).
Informações preliminares apontam que as buscas têm relação com duplicação de notas de pagamentos realizados pela Secretaria. A Câmara de Vereadores instaurou duas CPIs no mês passado para apurar as irregularidades.
Na justificativa de uma delas consta que há suspeita de que o esquema de ordem de pagamentos ultrapassou o montante de R$ 1 milhão. Já o Gaeco estima que o prejuízo causado aos cofres públicos passe de R$ 3 milhões.
Em nota, o prefeito Ari Lafin (PSDB) confirmou que o Gaeco está desde as primeiras horas do dia cumprindo mandado de busca e apreensão no gabinete do secretário de Saúde e Saneamento. Ele afirma ainda que espera que a situação seja esclarecida rapidamente.
“Aguardamos pela continuidade do processo e pela completa elucidação de todos os fatos; agradecemos muito a vinda da equipe do Gaeco que será fundamental na conclusão desse processo”, finaliza o prefeito.
A operação do Gaeco de Sorriso conta com o apoio das unidades do Gaeco de Cuiabá e Cáceres.
HIGIA – Conforme a mitologia grega, Hígia é uma deusa da preservação da Saúde.