Uma ação conjunta das polícias Civil e Militar prendeu, nesta sexta-feira (29.09), mais dois envolvidos na morte do dentista Joselei da Silva Gaspar, 37, ocorrida na cidade de Juara (709 km a Médio-Norte), em 24 de setembro. O executor dos disparos, Cleber Ferreira Nogueira, 25, foi preso em Porto dos Gaúchos (663 km a Médio-Norte), nesta tarde, e o coautor, Renato Nascimento de Oliveira, 20, foi preso pela manhã em Juara.
Cleber Ferreira Nogueira, segundo apurado, foi a pessoa que apertou o gatilho da arma que matou o dentista. Quando preso tentava fugir em direção à cidade de Sinop, com apoio de uma terceira pessoa. Ele está com mandado de prisão preventiva, assim como Renato Nascimento e outros dois foragidos.
O delegado de Juara, Carlos Henrique Engelmann, informou que seis pessoas participaram do latrocínio do dentista, motivado pelo roubo da caminhonete Hilux da vítima, que seria trocada por drogas na fronteira. “A autoria e materialidade estão identificadas e agora só falta ouvir dois foragidos”, disse.
Pelo crime também estão presos Fábio Almeida dos Santos, 24 anos, e Raul Cézar de Oliveira Conradi, 22 anos. Eles foram encontrados pela Polícia Militar, na segunda-feira (25), em Cáceres (225 km a Oeste), quando tentavam levar para a Bolívia a caminhonete da vítima roubada após a morte em Juara. Com Raul foram encontrados uma aliança e o óculos de sol que pertenciam a vítima.
Conforme o delegado, o suspeito Romário de Souza Silva (foragido) emprestou uma das duas armas de fogo usadas no crime e Elias Thiego Barbosa, também foragido, foi autor intelectual do crime. “Foi a pessoa que passou informações da casa da vítima, da caminhonete e para quem deveriam entregar em Cáceres”, disse o delegado.
Ele ainda destacou que os autores do crime planejaram o roubo da caminhonete há pelo menos 30 dias e tentaram por duas vezes executar o crime. Na primeira, foram até o endereço da vítima, mas desistiram ao perceberem que havia câmeras e por estarem com os rostos descobertos. No domingo, Raul, Fábio e Cleber retornaram com capacetes e camisetas nos rostos e abordaram o dentista em casa.
O corpo da vítima foi encontrado no domingo (24), por volta das 16h, em uma área de cascalheira, com os pés e mãos amarrados e uma toalha encoberta na cabeça.
A caminhonete, uma Hillux, cor prata, placas QBE 3515 do município de Juara, foi levada até Cáceres pelos suspeitos, Raul e Fábio, e encontrada pela Polícia Militar depois de informações de que o veículo tinha passado pela pelo município de Porto Estrela. Guarnições da Polícia Militar montaram barreiras e conseguiram avistar o veículo em alta velocidade, na comunidade Taquaral.
Os militares fizeram o acompanhamento, até o momento que o veículo entrou em direção à comunidade. Nas proximidades de uma porteira, o motorista desceu correndo rumo à mata, efetuando disparos de arma de fogo contra os militares, que revidaram.
Os policiais militares fizeram buscas, mas não conseguiram localizar os suspeitos. Na manhã de segunda-feira (25), os policiais receberam informações de moradores locais sobre duas pessoas que haviam saído do mato com as roupas sujas e estavam a pé na MT-343, estrada que liga Cáceres a Porto Estrela. No local ambos foram presos e levados para a Delegacia da Polícia Civil.