Horas antes da solenidade oficial de promoção de 652 policiais militares mato-grossenses, na noite desta sexta-feira (20.04), no Quartel do Comando Geral, o governador Pedro Taques fez questão de conhecer pessoalmente os quatro agentes que vão serão promovidos por ele para o posto máximo de coronel. Os quatro, Wilker Sodré, Victor Paulo Fortes Pereira, Wankley Correa Rodrigues e Delwilson Sebastião Maia Cruz, participaram de audiência no gabinete do governador, acompanhados do secretário de Estado de Segurança, Gustavo Garcia, e do comandante-geral da Polícia Militar, Marcos Vieira da Cunha.
Segundo o secretário de Segurança, o objetivo do governador era conhecer e congratular os futuros coronéis pela promoção. “Porque eles conseguiram isso através de muito trabalho, são anos de dedicação, em que prestaram serviço à sociedade, que honraram a farda. Inicia-se mais um ciclo na carreira como coronel em que comandarão postos muito mais importantes. O governador quis passar esta mensagem a eles, e informar que agora eles irão trabalhar com mais responsabilidade, comandar tropas em nível estratégico para prestar serviço de qualidade, para aumentar a sensação de segurança. Estes quatro escolhidos estavam entre os 12 oficiais que disputaram as vagas de coronel”, explicou Gustavo Garcia.
O comandante-geral da PM parabenizou todos os promovidos. “Quero deixar o meu reconhecimento ao secretário de Segurança, e gostaria de agradecer em nome da instituição ao governador do Estado. Quem promove os praças é o comandante-geral, o responsável pela promoção dos oficiais é o governador do Estado. É um dia festivo para a Polícia Militar, para a Segurança Pública e sociedade mato-grossense”.
Um dos promovidos a coronel, Wilker Soares Sodré, foi da primeira turma da Escola Militar Tiradentes. Ele ingressou em 1991 e concluiu em 1993. “Foi uma experiência excelente. Logo que inaugurou a escola eu fiz um teste de admissão, passei, para mim era tudo novidade na época, ingressar na carreira militar. Sem dúvida alguma a Escola Militar me inspirou e despertou esta paixão pela Polícia Militar do Estado de Mato Grosso”. A construção de novas escolas Tiradentes é uma meta da atual gestão.