Foram cumpridas nesta sexta-feira, 23, 47 mandados, sendo 26 de prisão preventiva e 21 de busca e apreensão nos estados de Mato Grosso, Maranhão, Tocantins, Pará e Minas Gerais através da Operação Thema, deflagrada pela Polícia Federal.
Dez cidades receberam equipes da Polícia Federal na execução da Operação, entre elas duas de Mato Grosso – Campo Novo do Parecis e Pontes e Lacerda.
Segundo a Polícia Federal, a investigação teve início no segundo semestre de 2016 a partir de apuração de atividades de um grupo criminoso, que vendia drogas em Paraíso do Tocantins. A compra das drogas era feita de outra organização criminosa em Mato Grosso e os pagamentos eram realizados por meio de contas bancárias de pessoas laranjas indicadas por traficantes do Estado.
Os compradores também usavam contas pessoais de outros laranjas para pagar os fornecedores de Mato Grosso. A transação camuflava a origem e o destino do dinheiro do tráfico. Os criminosos devem responder pelos crimes de tráfico interestadual de drogas e associação criminosa.
Suspeito de distribuir drogas recebia encomendas em comércio
O suspeito de chefiar a rede de distribuição de drogas em Paraíso do Tocantins recebia as encomendas em uma distribuidora de bebidas para despistar a polícia, segundo investigações da Polícia Federal. Milton Borges de Lima foi preso durante a operação Thema.
A polícia também prendeu Luiz Carlos do Tocantins. Ele foi capturado em Redenção (PA), mas mora em Mato Grosso. A polícia informou que ele é apontado como o maior fornecedor de cocaína da região central do Tocantins. Segundo a PF, ele mandava cerca de 200 quilos por ano para o estado. Parte dessa droga chegou a ser apreendida durante as investigações. A substância era transportada escondida em carros de passeio.