Desde sexta-feira (28) a Polícia Militar do Comando Regional 8 está desencadeando a Operação da Região Integrada de Segurança Pública – RISP.
A operação conta com a participação além da Polícia Militar, da Polícia Judiciária Civil e Bombeiro Militar.
O intuito é fazer a pesquisa ação nos distritos e zonas rurais de Juína e Castanheira diante disso, a operação recebeu uma denúncia a respeito da proximidade do quarto assentamento de Castanheira, que havia um pessoal invadindo uma propriedade rural e que membros do grupo teriam efetuado disparos contra os funcionários da fazenda.
Os policiais ao chegarem no local pela manhã fizeram várias abordagens e em algumas dessas abordagem conseguiram aprender pelo menos 4 armas de fogo, entre elas espingardas de vários calibres e munições.
Durante a ação os militares conduziram pelo menos 9 pessoas, a maioria deles por esbulho, por desobediência de ordem judicial, por depredação do meio ambiente.
A operação ainda contou com o apoio do IBAMA e do Batalhão de Proteção Ambiental da Polícia Militar; os agentes do IBAMA fizeram a autuação dos envolvidos.
“A Polícia militar está aqui para proteger o cidadão de bem, aquele que tem seus bens que cuida da sua terra e essas pessoas que invadem a terra dos outros é que estão erradas; nós já fizemos a reintegração nessa área há pouco tempo e a gente percebe as mesmas pessoas voltam a praticar as invasões desobedecendo uma ordem que já tinha sido dada; a operação e ela ainda vai continuar pelo decorrer da semana”, observou o Tenente Anoniette.