O Ministério Público Federal (MPF) anunciou a instauração de quatro inquéritos para apurar possíveis crimes ambientais cometidos em áreas rurais de Mato Grosso. Os casos envolvem desmatamento, incêndios florestais e danos ambientais atribuídos a atividades de mineração no estado.
Na primeira portaria, o MPF relata o desmatamento de 2.205,56 hectares de floresta nativa em uma propriedade localizada na Terra Indígena Manoki, em Brasnorte, área pertencente ao bioma amazônico. Outro inquérito investiga a supressão de 12,59 hectares de vegetação nativa do cerrado em uma área denominada Sítio Vitória, no município de São José do Povo.
Um terceiro caso apura um incêndio ocorrido em agosto deste ano, dentro da Terra Indígena Meruri. Por fim, o MPF analisa supostos danos ambientais atribuídos a atividades de mineração realizadas pela empresa F.G.M.S.A. em uma propriedade localizada em Peixoto de Azevedo.
Os inquéritos abrem espaço para a elaboração de medidas legais, como ações civis públicas e Termos de Ajustamento de Conduta (TAC). Os documentos foram assinados pelo procurador da República Gabriel Infante Magalhães Martins.
As investigações reforçam o compromisso do MPF em proteger o meio ambiente e assegurar a responsabilização por eventuais infrações ambientais, especialmente em áreas sensíveis como terras indígenas e biomas ameaçados.