A estudante de jornalismo e assistente de palco Maria Vitória Rondon, 19 anos, renunciou nesta segunda-feira (29) o título de Miss Mato Grosso, na qual ela foi eleita na última sexta-feira (26). Em um comunicado nas redes sociais, ela disse que a decisão se deve à resistência pela coordenação estadual e nacional do evento em aceitar a decisão dos jurados.
Linda, negra e de cabelos cacheados, Maria Vitória não era o perfil que a coordenação do evento gostaria de transmitir. “Eu percebi que a visão e valores da organização não estão alinhados com a essência do que sou e nem do que acredito. Embora eu tenha sido escolhida para representar o nosso estado, ficou claro que a minha abordagem e a minha voz que buscam apoiar e amplificar as necessidades da comunidade não eram bem vindas. Os coordenadores transmitiram em diversos momentos que a minha beleza e a maneira como eu sou não se encaixavam no perfil que estavam buscando”, disse Maria Vitória no comunicado.
Em segundo lugar no evento, ficou a empresária de Brasnorte (579 km de Cuiabá), Taiany Zimpel. Igualmente bela, ela é branca, de cabelos lisos e claros. Também recebeu título de Miss Mato Grosso Beleza Internacional 2024.
Maria Vitória agradeceu ao apoio de amigos, familiares e seguidores, pois foram meses intensos de preparação para chegar até o título. Contudo, se não é para ocupar o espaço de forma autêntica e significativa, ela diz que então o espaço não é para ela.
“Embora eu não siga mais com o título de Miss Mato Grosso, eu espero retornar em outra franquia onde eu possa me expressar plenamente e continuar representando o povo de Mato Grosso. Sempre serei a Miss Mato Grosso do coração de todos vocês”.
Em Mato Grosso, o evento Miss Mato Grosso é coordenado pelo colunista social Warner Willon. A reportagem entrou em contato com a assessoria de imprensa do evento pedindo um posicionamento sobre a renúncia de Maria Vitória e recebeu a seguinte nota. Leia abaixo:
NOTA DE ESCLARECIMENTO
A organização do Miss Grand Mato Grosso informa que recebeu com surpresa o anúncio da estudante Maria Vitória Rondon, renunciando ao título de Miss Grand Mato Grosso 2024.
Importante ressaltar que o voto dos jurados foi soberano no concurso e que em nenhum momento a vencedora deixou de ser acolhida ou reconhecida como Miss. Com a desistência da classificada na etapa estadual, ainda esta semana a 2ª colocada, a candidata de Brasnorte, assumirá o título e será apresentada à sociedade.