No último sábado (04), um grave acidente na MT-170, saída de Brasnorte em direção a Campo Novo do Parecis, deixou uma pessoa morta. Kaique Silverio Moriman Tewit, de 26 anos, morreu no local e outros quatro ocupantes do veículo ficaram feridos. O veículo caiu em uma escavação que está sendo realizada em meia pista para recuperação de galeria de águas fluviais.
Nas redes sociais houve muita comoção pela morte prematura do jovem, e muitas dúvidas surgiram a respeito das possíveis causas do acidente. No Boletim de ocorrências registrado pela Polícia Civil, narra que havia pouca sinalização e o local era de baixa visibilidade dos condutores por falta de iluminação.
O governo do Estado licitou recentemente a obra de recuperação da MT-170 que passa por recapeamento, a empresa responsável pelo trecho onde se deu o acidente é a Guizardi Junior, que teoricamente, deveria ser a responsável pela sinalização e todos os cuidados pela obra, mas não é isso que entende os responsáveis. Em nota de esclarecimento encaminhada à reportagem, a Guizardi afirma que a obra em andamento no local é de total responsabilidade da prefeitura de Brasnorte, sendo executada exclusivamente por seus colaboradores.
Confira a integra da nota:
A Guizardi Junior se solidariza as famílias dos envolvidos no acidente ocorrido em 04/05/24 na MT-170 e esclarece que, a obra que está sendo realizada no local do acidente é de total responsabilidade da Prefeitura de Brasnorte e a execução está sendo feita, exclusivamente, por seus colaboradores.
A empresa não tem nenhuma relação com a obra onde ocorreu o acidente fatídico.
E, ressaltamos que, estamos à disposição das autoridades desde o primeiro momento para todos os esclarecimentos necessários para que se possa concluir o que ensejou a fatalidade.
Outro lado:
O prefeito de Brasnorte, Edelo Ferrari (UB), negou que a obra seja de responsabilidade da prefeitura, afirmando tratar-se de uma obra estadual.
“A morte de uma pessoa, um trabalhador, nos entristece profundamente. Estamos à disposição das famílias para qualquer eventualidade. A prefeitura lamenta muito e espera que Deus possa confortar o coração de cada um." Ferrari também enfatizou que a Guizardi emitiu uma nota explicativa, mas a obra é de total responsabilidade da empresa, vencedora de uma licitação do governo do estado. Ele ressaltou a limitação da prefeitura em realizar obras na MT-170 sem autorização do estado e mencionou danos à tubulação de água fluvial durante os trabalhos da Guizardi.
Confira a Nota de esclarecimento da prefeitura de Brasnorte – MT
A prefeitura de Brasnorte vem por esse meio desta nota expressar seu mais profundo pesar pelo trágico acidente ocorrido no dia 04/05/2024, na MT 170, que resultou no falecimento da vítima.
Nesse momento de dor, nos solidarizamos com os familiares e amigos da vítima, oferecemos nosso apoio e condolências.
É importante esclarecer que a manutenção da MT 170, onde ocorreu o lamentável acidente, foi realizado pela empresa Guizardi, contratada pelo estado de mato grosso para esse fim. Infelizmente, durante os trabalhos de manutenção, houve um incidente que afetou a drenagem da área, ocasionando danos e prejuízos.
Informamos que todas as medidas cabíveis foram tomadas para reparar o estrago causado e que a via onde ocorreu o acidente havia sido sinalizada pela empresa Guizardi. No entendo, mesmo com todos os cuidados tomados, ocorreu o trágico acidente, pelo qual lamentamos profundamente.
Reiteramos nosso compromisso com a segurança e o bem estar de todos os cidadãos de Brasnorte e estamos empenhados em garantir que situações como essa não voltem a acontecer. Nossos pensamentos estão com os familiares da vítima nesse momento difícil.
A disputa de responsabilidades entre a prefeitura e a empreiteira promete levantar questões sobre a segurança das obras e a coordenação entre os órgãos públicos.