O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), informou que chegou a 29 o número de mortos em razão das fortes chuvas no estado. Leite apresentou no início da noite desta quinta-feira (2) os dados mais recentes compilados pela Defesa Civil. Outras 60 pessoas seguem desaparecidas e 154 municípios foram afetados.
“Infelizmente, sabemos que esses números vão aumentar… Sabemos que há pessoas desaparecidas em lugares inacessíveis”, disse o governador. A chuva deve continuar até sábado (4) no estado. O mau tempo atrapalha os resgates com aeronaves nas regiões mais afetadas.
Ele fez um apelo para que pessoas que estejam perto das áreas de risco busquem lugares seguros. “O meu dever aqui, como governador, é fazer com que as pessoas compreendam que a situação que estamos vivendo é absurdamente excepcional. É o momento mais crítico que o estado terá registro na sua história”, destacou.
De acordo com o balanço mais recente, 4.645 pessoas estão em abrigos, outras 10.242 estão desalojadas. Mais de 71 mil pessoas foram afetadas de alguma forma pelos temporais. Até o momento, houve 36 registros de feridos. Por volta das 13h40, a barragem 14 de Julho, entre Cotiporã e Bento Gonçalves (RS), rompeu parcialmente. A Defesa Civil informou que o rompimento ameaça 15 municípios da região.