Itamaraty convoca embaixador da Hungria para explicar hospedagem a Bolsonaro

 



NOTÍCIAS / INSATISFAÇÃO

Itamaraty convoca embaixador da Hungria para explicar hospedagem a Bolsonaro

Gazeta do Povo

25 de Março de 2024 as 21:20

 

O Ministério das Relações Exteriores convocou nesta segunda-feira (25) o embaixador da Hungria no Brasil, Miklós Halmai, para prestar esclarecimentos sobre a hospedagem do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). A estadia ocorreu entre 12 e 14 de fevereiro, dias depois de o ex-mandatário ter o passaporte apreendido. As imagens de Bolsonaro na representação diplomática foram divulgadas pelo jornal norte-americano The New York Times.

Halmai conversou por cerca de 20 minutos com a secretária de Europa e América do Norte, embaixadora Maria Luísa Escorel, informou o portal Poder360. O embaixador não teria explicado em detalhes a estadia de Bolsonaro. O pedido de explicações sugere uma insatisfação do governo com o episódio.

A Polícia Federal deve investigar se o ex-presidente tinha a intenção de pedir um eventual asilo político em razão dos inquéritos que responde no Brasil. O ex-presidente não poderia ser preso por autoridades brasileiras, se estivesse dentro da embaixada, que representa legalmente território estrangeiro.

Em 8 de fevereiro, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes determinou que o ex-presidente entregasse o passaporte à PF. A decisão foi tomada no âmbito da Operação Tempus Veritatis, que investiga uma suposta trama golpista para manter Bolsonaro no poder após as eleições de 2022.

Em nota, a defesa argumentou que Bolsonaro “esteve hospedado na embaixada magiar, a convite” e destacou que “quaisquer outras interpretações que extrapolem as informações aqui repassadas se constituem em evidente obra ficcional, sem relação com a realidade dos fatos e são, na prática, mais um rol de fake news”.

 











DEIXE SEU COMENTÁRIO



SE LIGUE NA BAND FM! 98,1



Copyright © 2021 .   CENTER NEWS    Todos os direitos reservados.