Condenada por matar melhor amiga com tiro na cabeça é expulsa de faculdade de medicina

 



NOTÍCIAS / EXPULSA DE FACULDADE

Condenada por matar melhor amiga com tiro na cabeça é expulsa de faculdade de medicina

Por g1 Campinas e região

17 de Fevereiro de 2024 as 08:02

  Isabele Guimarães Ramos foi morta aos 14 anos na casa da amiga — Foto: Instagram/Reprodução

Condenada por matar a melhor amiga com um tiro no rosto em Cuiabá (MT), quando ambas eram adolescentes, uma jovem de 18 anos foi expulsa do curso de medicina da Faculdade São Leopoldo Mandic, em Campinas (SP). A informação foi confirmada nesta sexta-feira (16).

A decisão ocorreu depois de a instituição receber uma denúncia e, avaliando o caso, optar pelo desligamento da estudante após constatar que "a presença da aluna gerou um clima interno de grande instabilidade do ambiente acadêmico".

O crime ocorreu em 12 de julho de 2020, em um condomínio de luxo da capital matogrossense. Isabele Ramos Guimarães, então com 14 anos, foi baleada pela adolescente de 15 anos, que praticava tiro esportivo junto com os irmãos e os pais.

Ela chegou a ser condenada por homicídio doloso, mas após recurso da defesa, em 2022 a Justiça considerou que o crime passou a ser homicídio culposo, ou seja, quando não há intenção de matar.

Procurada pelo g1, a São Leopoldo Mandic informou que tomou conhecimento do caso envolvendo a aluna ingressante no curso de medicina a partir de uma denúncia feita ao Comitê de Compliance, e foi "constatado que a presença da aluna gerou um clima interno de grande instabilidade do ambiente acadêmico".

"Com base no Regimento Interno da Instituição e no Código de Ética do Estudante de Medicina, publicado pelo CFM (Conselho Federal de Medicina), a Faculdade São Leopoldo Mandic decidiu pelo desligamento da aluna, assegurando a ela a apresentação de recurso, em atendimento aos princípios do contraditório e ampla defesa", destacou, em nota.

Ainda segundo o comunicado, a decisão também é calcada em princípios éticos para afastar qualquer risco à reputação da instituição.

"A Faculdade tem como nortes a estabilidade de sua comunidade, a dignidade acadêmica e o respeito aos princípios éticos que regem o ensino superior, para o que se faz necessário afastar riscos à reputação e imagem da Instituição, construída ao longo dos últimos 30 anos", completa.

O g1 não conseguiu contato com a estudante ou seus representantes até a publicação.











DEIXE SEU COMENTÁRIO



SE LIGUE NA BAND FM! 98,1



Copyright © 2021 .   CENTER NEWS    Todos os direitos reservados.