Criminosos estão se aproveitando de algumas facilidades eletrônicas, como a atualização de dados bancários para o cadastro do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), para enganar e aplicar golpes contra os aposentados de Brasnorte.
1. Fraude aplicada a aposentados que recebem ofertas de financiamentos e/ou renegociação de dívidas, onde são solicitadas selfies e fotos de seus documentos;
2. Fraude aplicada a aposentados que realizam a contratação apenas de consignado e lhes são embutidos descontos referentes a seguros não contatados pelos mesmos;
3. Fraude onde é realizado desconto de consignados e/ou seguros não contratados pelo beneficiário;
O órgão de defesa do consumidor alerta aos consumidores, aposentados e pensionistas para terem cuidado com golpes recebidos via ligação telefônica ou WhatsApp.
O Procon de Brasnorte listou algumas dicas para que as pessoas da terceira idade não sejam enganadas e evitem cair neste tipo de golpe.
* não forneça selfies, fotos de documentos pessoais, dados, senhas, códigos, etc.
* não acredite em ofertas de ajuda, sorteio, dinheiro enviadas pelo WhatsApp, redes sociais, e-mails e não clique nesses links;
* não confie e não compartilhe links e informações dos quais não tenha certeza da origem;
* não preencha formulários que não estejam nos sites oficiais;
* em caso de dúvidas ou dificuldades, procure um familiar ou amigo que possa ajudar;
* bloqueie os empréstimos consignados por meio do aplicativo Meu Inss;
* é de extrema importância que os aposentados e pensionistas verifiquem semanalmente sua conta bancária de forma a constatar rapidamente qualquer desconto indevido, já que existem diversos casos em que se passam meses e até anos com os descontos sendo realizados e o idoso não percebe e não tem a iniciativa de verificar o porquê desses descontos.
Os golpes são aplicados em sua grande maioria em pessoas simples que não conseguem entender o que realmente está acontecendo, de forma que recomendamos aos familiares das pessoas idosas, que saibam que essas pessoas tem dificuldade com meios eletrônicos que os auxiliem e constantemente os orientem sobre os cuidados necessários.
O órgão de defesa do consumidor recomenda não responder ligação ou mensagem suspeita.
Em caso de dúvidas, orientações, denúncias e reclamações, o Procon de Brasnorte realiza atendimento presencial na Rua Iguatemi, n° 480, Centro de segunda a sexta, das 7h às 17h, sem intervalo para o almoço.