Cidade monitora homem com suspeita de varíola dos macacos; são 3 em MT

 



NOTÍCIAS / ALERTA

Cidade monitora homem com suspeita de varíola dos macacos; são 3 em MT

FOLHAMAX

02 de de 2022 as 17:43

 

Mato Grosso informou o terceiro caso suspeito da Varíola dos Macacos (Monkeypox) no estado. A Secretaria Municipal de Saúde de Rondonópolis (243 km de Cuiabá) está monitorando um homem, de 45 anos, a partir desta terça-feira (2).

O Laboratório Central do Estado (Lacen) já está com amostras coletadas por uma equipe de saúde e a previsão é de que o resultado saia em até uma semana. As amostras também foram enviadas a um laboratório da rede privada.

O homem, que está com suspeita da doença, voltou de uma viagem há poucos dias do Rio de Janeiro e apresenta lesões características da varíola, no entanto, até o momento, seus sintomas são leves. O paciente está em isolamento e permanecerá até o desaparecimento completo das lesões, que podem durar até 3 semanas.

Na última quinta-feira (28/07), a Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá informou que monitorava dois casos suspeitos envolvendo dois homens com idades de 29 e 34 anos. Ao FOLHAMAX, a SMS informou que, até o momento, os resultados ainda não ficaram prontos.

Até o momento, o Brasil já registrou 1.369 casos da doença. Em todo o mundo, mais de 20 mil pessoas já se infectaram. Na última sexta-feira (29), Minas Gerais registrou a primeira morte em decorrência da Varíola dos Macacos no Brasil.

Conforme o Ministério da Saúde, o paciente era um home de 41 anos e possuía “imunidade baixa e comorbidades, incluindo câncer, o que agrava o caso”. No dia 23 de agosto a doença foi declarada pela Organização Mundial da Saúde como “emergência global”.

 

SINTOMAS

Ainda de acordo com o site do Ministério da Saúde, os sintomas da doença são febre súbita, forte e intensa, além de dor de cabeça, náusea, exaustão, cansaço. O aparecimento de gânglios (inchaços popularmente conhecidos como "ínguas"), também podem ocorrer, tanto na região do pescoço, na região axilar, como na região perigenital. Transmissão A principal forma de transmissão da varíola dos macacos é ocorre por meio do contato, tanto pelo toque como por secreções ou por objetos pessoais da pessoa infectada.

Em qualquer sinal de sintoma procure um médico em uma das Unidades Básica de Saúde (UBSs).

 










DEIXE SEU COMENTÁRIO



SE LIGUE NA BAND FM! 98,1



Copyright © 2021 .   CENTER NEWS    Todos os direitos reservados.