Cotriguaçu, Vila Rica e Colniza são os municípios mato-grossenses com os piores índices de cobertura vacinal contra a covid-19. Na prática, isso signfica que têm os mais baixos números de munícipes colm a 1ª, 2ª e 3ª dose de imunizante contra a doença pandêmica. A informação consta do Painel de Distribuição de Vacinas contra a covid-19, da Secretaria de Estado de Sade (SES).
A reportagem analisou o painel e, de acordo com o ranking que enumera o desempenho dos 141 municípios mato-grossenses na luta pelo combate ao vírus, constatou que Cotriguaçu, Vila Rica e Colniza, atualmente, estão com 44,01%, 43,02% e 32,64% de cobertura vacinal, respectivamente.
Entre os três, Colniza é o município com maior população vacinável, sendo 31.682 cidadãos elegíveis para serem imunizados. E, como pode ser observado a partir das informações acima mencionadas, é o município com pior desempenho, tendo somente 10.340 pessoas com a 2ª dose.
Por situações como essas, o secretário estadual de saúde, Gilberto Figueiredo, já externou preocupação em ter que devolver ou realocar vacinas contra covid-19. Ocorre que com a baixa adesão da população, o estoque de vacinas nos municípios pode se aproximar do vencimento.
Outro lado
As secretarias de Saúde das três cidades citadas foram procuradas pelo Leiagora para se manifestarem a respeito do baixo desempenho. A tentativa de contato foi feito por telefone e aplicativo de mensagem, porém não houve retorno. Colniza foi procurada ainda no mês de janeiro, mas até a publicação desta matéria, não se pronunciou.
Por meio de assessoria, a SES enviou a seguinte nota:
Com o objetivo de incentivar as gestões municipais a atingirem as metas de imunização estabelecidas pelo Ministério da Saúde, o Governo do Estado disponibiliza para este ano, por meio do programa Imuniza Mais MT, prêmios totalizados em R$ 7,7 milhões. O programa também disponibiliza uma Unidade Móvel de Vacinação da Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) para auxiliar os municípios no alcance das metas de imunização da população. O município interessado no serviço deve enviar a solicitação no e-mail da Superintendência de Vigilância em Saúde da SES pelo endereço eletrônico suvsa@ses.mt.gov.br.
A equipe técnica da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) está se reunindo com os gestores dos municípios da região Noroeste do Estado para alertar sobre a importância do empenho na campanha de vacinação contra covid-19.
A SES realiza o monitoramento das vacinas e libera os lotes que estão mais próximos do vencimento para os municípios aplicarem de modo que não haja perda das doses.
Em razão da baixa retirada das doses do imunizante Pfizer por parte dos municípios do Estado e alta no estoque do imunizante na Rede de Frio Estadual, a pasta solicitou ao Ministério da Saúde, no mês de novembro de 2021, o adiamento do envio de uma única remessa do imunizante.
À época, a solicitação foi atendida e a entrega da remessa foi enviada na semana seguinte, conforme solicitado pela Secretaria. O envio das doses de Pfizer para Mato Grosso está restabelecido, não necessitando, até este momento, de suspensão.