Após dez anos, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) fará um novo Censo Agropecuário no país.
Para o trabalho prático dos recenseadores que foram contratados através de processo seletivo o Instituto ofereceu uma capacitação aos profissionais antes de ir a campo, a agente censitária supervisora Tatiane Silva explicou as razões do censo e sua importância.
“Esses profissionais ao receberem essa capacitação já vão a campo com conhecimento que além de facilitar a aplicação do trabalho dará maior agilidade” resumiu.
Para Valdecir Paulo da Silva esta será sua segunda experiência como recenseador do IBGE, para ele é gratificante entrar para a história do país com um trabalho que parece simples, mas tem um significado importante.
Sandra Bonetti vai atuar pela primeira vez e os conhecimentos adquiridos na preparação teórica serão fundamentais para as ações práticas.
Durante os próximos cinco meses, quase 19 mil recenseadores irão visitar mais de 5,3 milhões de estabelecimentos agropecuários em todo o país. A coleta de dados será inteiramente digital e as operações serão monitoradas via internet.
Os proprietários não precisarão ter receios, basta estar atento sobre como se apresentarão os recenseadores nas visitas de coletas de dados conforme orientações da agente supervisora Tatiane Silva.
“Os recenseadores estarão com uniforme do IBGE, identificados com cartões e foto e ainda portando equipamentos eletrônicos utilizados para o procedimento do trabalho” concluiu.