Ao receber as vacinas contra o coronavírus, enviadas pelo Governo do Estado, a primeira dose em Brasnorte foi aplicada na tarde desta quarta-feira (20), na técnica em enfermagem Regina Moreira da Costa, de 44 anos. Ela atua na linha de frente no combate à Covid-19. Quem aplicou o imunizante foi a técnica em enfermagem Silvia Cristina de Sá. A vacinação ocorreu às 15h26, no Hospital Municipal.
Hoje, Brasnorte recebeu 96 doses da CoronaVac, 91 para servidores da saúde e 5 doses para idosos. A expectativa que mais doses cheguem ao município nos próximos dias. “É uma emoção muito grande ser a primeira a receber a dose da vacina, somos da linha de frente, do grupo de risco e precisamos estar preparados para atender a população e, agora imunizada criamos mais coragem e ânimo para trabalhar e enfrentar essa doença e se Deus quiser vamos vencer esse vírus”, afirmou Regina.
O prefeito Edelo Ferrari (DEM), acompanhou a primeira aplicação da vacina e comemorou. “Parabenizar o governador do estado Mauro Mendes pela agilidade na distribuição da vacina, para mim é motivo de muita alegria poder estar aqui e ver as primeiras doses dessa tão importante e esperada vacina sendo aplicada nos profissionais de saúde, é um dia que entra pra história”.
Segundo a secretaria municipal, Brasnorte irá seguir a norma técnica do Ministério da Saúde, vacinando na primeira etapa os trabalhadores da saúde; pessoas idosas, residentes em instituições de longa permanência, como asilos; pessoas a partir de 18 anos de idade com deficiência, moradores em residências inclusivas (institucionalizadas) e população indígena, vivendo em terras indígenas.
“Nesse primeiro momento nossos servidores da saúde estão sendo imunizados, depois teremos nossos idosos e população indígena, temos que seguir rigorosamente o que determina o Ministério da Saúde, mas acredito que muito em breve a vacina estará disponível a toda nossa população”, esclareceu o secretário de saúde, Claudio Dantas.
Além do prefeito Edelo Ferrari, a primeira-dama Lorena Barros e servidores da saúde participaram do evento.
Brasnorte tem hoje 762 casos positivos de Covid-19, e 6 pessoas morreram pela doença.