Estado pede socorro a Juína para evitar colapso na rede de saúde, diz prefeito

 



NOTÍCIAS / GERAL

Estado pede socorro a Juína para evitar colapso na rede de saúde, diz prefeito

Por: Maurilio Jr. / Repórter em Ação

11 de Junho de 2020 as 20:33

  Foto: Reprodução

“O secretário de Saúde de Mato Grosso, Gilberto Figueiredo, entrou em contato conosco via telefone, que ele estava reunido com a equipe e estavam buscando uma saída de como ajudar a resolver o problema do Estado e pedindo socorro literalmente, pra que a gente ajude a salvar o colapso do Estado de Mato Grosso”, assim revelou o prefeito de Juína Altir Peruzzo (PT), durante uma live no facebook, sobre conteúdo de conversa entre a gestão e o secretário estadual de Saúde.

O sistema de saúde de Mato Grosso de fato já está em estado de colapso, como confirmado pelo próprio secretário estadual, Gilberto Figueiredo, em coletiva na manhã da última segunda-feira (9).

Atualmente diversos hospitais já estão com seus leitos lotados e mais de 69% de todos os leitos em Mato Grosso destinados para casos de Covid-19 estão ocupados.

“Nós temos 06 leitos credenciados pelo Ministério da Saúde e pelo Estado e a proposta, um pedido, quase que implorado pelo secretário, é que nos estendamos isso para, pelo menos 10, para que nós possamos absorver toda a região nossa e talvez até entorno ”, destacou Peruzzo.

Sendo assim, o município receberia pacientes de outras partes do estado, em situações graves ocasionados pelo novo coronavírus.

Segundo Peruzzo, não vai ser o município de Juína que irá salvar o Estado do colapso, no entanto, a gestão não será negligente e está a disposição, apesar dos inúmeros ataques do governador Mauro Mendes (DEM), ao afirmar que os prefeitos não agem corretamente.

“A questão da Covid é uma questão humanitária e não uma disputa de espaço, no entanto, estamos fazendo às contas do quanto custa você manter esses leitos ocupados e ajudar o estado a resolver o problema que é de todos”, afirmou o prefeito.

No entanto, como ressaltou Peruzzo, os leitos somente serão disponibilizados ao Estado de Mato Grosso se o governo se comprometer em arcar com os custos de funcionamento das UTIs e se for garantido espaço para os eventuais pacientes com Covid-19 advindos de Juína.

 

Em Juína

Nesta quinta-feira (11) o município de Juína já registra 15 casos confirmados de Covid-19, sendo que 02 estão em recuperação, 12 recuperadas e 01 óbito. Outros 22 casos aguardam resultados do Lacen de Cuiabá.










DEIXE SEU COMENTÁRIO



SE LIGUE NA BAND FM! 98,1



Copyright © 2021 .   CENTER NEWS    Todos os direitos reservados.