A Prefeitura de São José do Rio Claro, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento (SESAS), informa que foi notificada sobre a suspeita de um caso de Coronavírus (COVID 19).
Trata-se de um homem de 42 anos, vindo dos Estados Unidos. Ele procurou atendimento médico no Hospital Municipal na noite de sexta-feira (13), às 21h55, por apresentar um quadro de febre, vômito, diarreia.
Imediatamente, a equipe de plantão, ministrada pela médica Priscila Magalhães Oliveira Deliberador Mickosz, iniciou os procedimentos do protocolo estabelecido pela Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES-MT) em concordância com as normativas recomendatórias do Ministério da Saúde para casos suspeitos e contingenciamento do COVID-19.
O paciente, que já está internado no isolamento da unidade, está em observação e é avaliado constantemente pela equipe médica do hospital para confirmação ou descarte do caso, permanecendo em quarentena.
Amostras de sangue foram coletadas para a investigação de exames diversos no Laboratório São José, como infecções. Material advindo da Regional de Diamantino extrairá secreção nasofaringe, o qual será encaminhado para o Laboratório Central de Saúde Pública de Mato Grosso (LACEN-MT) para a análise.
Impreterivelmente, todos os envolvidos, desde o paciente isolado aos profissionais, estão utilizando os Equipamentos de Proteção Individuais (EPIs), que inclui gorro, máscara N95, óculos, capote, proteção para os pés e avental descartável, além de seguir todas as orientações de higiene para evitar quaisquer contágios.
Diante das medidas adotadas concernentes aos protocolos de saúde, o Poder Executivo rio-clarense enfatiza que há controle sobre a situação. Frisa-se, por oportuno, que o momento pede responsabilidade e cuidados, não pânico. Portanto, recomenda que as pessoas procurem o Hospital apenas em caso de urgência ou emergência.
Alerta, ainda, em relação às informações falsas que surgem também a todo instante. Antes de compartilhar qualquer notícia, busque a veracidade dos fatos junto dos órgãos oficiais.
Desde já, a Prefeitura Municipal, por meio das equipes técnicas envolvidas, coloca-se à disposição para atuar de maneira eficaz para assegurar a saúde de toda a população.
RECOMENDAÇÕES
Os sites da SES-MT e do Ministério da Saúde dispõem de informações oficiais acerca do novo Coronavírus.
A orientação é de que não sejam divulgadas informações inverídicas, pois as notícias falsas causam pânico e atrapalham a condução dos trabalhos pelos serviços de saúde.
O Ministério da Saúde orienta os cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o novo Coronavírus. Entre as medidas estão:
• Lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos. Se não houver água e sabão, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool;
• Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;
• Evitar contato próximo com pessoas doentes. Ficar em casa quando estiver doente;
• Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo;
• Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência;
• Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (máscara cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).