Eram aproximadamente 11h00min da manhã desta quarta-feira, 25 quando trabalhadores do frigorífico Golden Imex do município de Juruena foram informados do vazamento de amônia em um setor da empresa.
Segundo afirmações apuradas pelo site JNMT, o vazamento do gás ocorreu após um problema detectado em uma bomba na unidade.
As autoridades de saúde da cidade foram avisadas e ambulâncias foram enviadas para o local; pelo menos 4 pessoas teriam sido encaminhadas para o hospital por causa de inalarem o gás.
Diante da situação os funcionários da empresa saíram o mais rápido possível do espaço, eles tomaram às ruas próximas a unidade do frigorífico se afastando do local.
À temperatura ambiente e pressão atmosférica, a amônia é um gás incolor, tóxico e corrosivo na presença de umidade. O que o torna altamente perigoso em caso de inalação. É também inflamável, de um odor muito irritante (em concentrações não muito elevadas, tem semelhança ao odor de urina) e solúvel em água.
Segundo Sérgio Yoshio, formado pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) em Farmácia, Bioquímica e Química a amônia é um produto químico perigoso, corrosivo para a pele, olhos, vias aéreas superiores e pulmões.
A reportagem não conseguiu entrar em contato com nenhum responsável pelo frigorífico Golden Imex até o fechamento dessa matéria.