Eclipse solar poderá ser observado em MT com visibilidade de cerca de 33%

 



NOTÍCIAS / GERAL

Eclipse solar poderá ser observado em MT com visibilidade de cerca de 33%

G1 MT

02 de Julho de 2019 as 13:44

 

O eclipse solar que acontece nesta terça-feira (2), em 14 das 27 capitais brasileiras, poderá ser observado parcialmente, em Mato Grosso. A visibilidade será de cerca de 33%. O fenômeno deve durar cerca de 1h24 e poderá ser visto em todos os municípios do estado.

O início do eclipse será às 16h01, com pico às 16h55 e fim às 17h2h, podendo variar conforme a cidade.

Segundo a doutora em astronomia, Telma Cenira Couto da Silva, os melhores lugares para observar o fenômeno serão em locais altos voltados ao noroeste, onde o sol se põe durante o inverno.

“Na cidade de Aripuanã, situada a noroeste do estado, será possível observar todo o eclipse parcial do sol. Já em Juína os observadores conseguirão observar quase todo o eclipse solar parcial, porque quando este terminar o sol estará no solo, a zero grau”, explicou.

Outra recomendação para quem quer ter a melhor visão do eclipse é procurar regiões que não tenham prédios ou árvores tapando a visão noroeste. Além disso, é necessário que o tempo esteja favorável, sem muitas nuvens.

Telma informou que o próximo eclipse solar visível no Brasil acontecerá em 14 de dezembro de 2020, e, novamente, será apenas um eclipse solar parcial. Nessa data, a região a sul do Brasil conseguirá observar todo o eclipse parcial do sol.

Cuidados

Os eclipses solares, parciais ou totais, não podem ser assistidos a olho nu. É importante comprar um óculos especial, pois existe o risco de criar uma lesão permanente na visão.

Não vale usar: óculos escuros, chapa de raio X e filme de câmera fotográfica analógica.

“A observação de um eclipse do Sol sem um filtro solar apropriado pode queimar a retina e causar cegueira, ou, a destruição do campo visual. Quem não tiver um equipamento adequado não deve observar o fenômeno”, orientou Telma.

Os óculos especiais são vendidos pela internet. Outra opção é usar um vidro “lente de soldador”, com coloração 14, tipo encontrado em vidraçarias e com um valor abaixo de R$ 10.

“Mesmo com um equipamento apropriado, não se deve observar o sol por mais de 15 segundos por vez e é necessário intercalar mais de um minuto entre as observações”, ressaltou.











DEIXE SEU COMENTÁRIO



SE LIGUE NA BAND FM! 98,1



Copyright © 2021 .   CENTER NEWS    Todos os direitos reservados.