O secretário de Estado de Segurança Pública, Alexandre Bustamente, afirmou que se reunirá com o governador Mauro Mendes (DEM), na tarde desta quinta-feira (07), para definir quais e quantas delegacias serão fechadas em Mato Grosso.
A decisão do governador será anunciada logo após o encontro.
“Nós não estamos fechando delegacias, mas sim suspendendo as atividades para que esses profissionais integrem equipes para fazer investigação. Já tenho o número, mas quero esperar o aval do governador”, afirmou o secretário, durante coletiva de imprensa sobre o balanço do Carnaval, na manhã desta quinta.
O secretário explicou ainda que a medida é 90% técnica e apenas 10% financeira. O principal objetivo é remanejar profissionais dos municípios onde há poucas ocorrências.
“O papel do investigador, por exemplo, é sair para investigar. Temos delegacias com três ou dois investigadores que não fazem papel de investigar, eles ficam tomando conta do prédio e não fazem o papel constitucional do cargo (porque tem poucas ocorrências na região)”, argumentou.
O horário da reunião do secretário com o governador não foi divulgado.
Balanço do carnaval
O secretário também avaliou que a Operação Carnaval 2019 teve balanço positivo em Mato Grosso, pois, não houve registro de mortes no trânsito e nem assassinatos nos pontos tradicionais de comemoração.
Os assassinatos que ocorreram, conforme o secretário, não teve relação com o Carnaval.
A Sesp usou todo aparato para atuar no período de festa, sendo Polícia Judiciária Civil (PJC), Corpo de Bombeiros, Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec), Centro Integrado de Operações Aéreas e Polícia Militar.
Mesmo com balanço positivo nas ocorrências, Bustamante explicou que a expectativa para o próximo ano é que os pontos de comemoração sejam reduzidos para que a segurança pública possa empregar mais profissionais nas festas.