Como fruto de inúmeros pedidos para que um especialista viesse à Juara falar sobre os trâmites da instalação da Usina Hidrelétrica Castanheira, a Câmara de Vereadores em parceria com a Prefeitura Municipal recebeu nesta terça-feira, 08 de janeiro, Ivan França e Souza, perito ambiental, da Magna Serviços Empresariais, empresa localizada em Goiânia, GO.
O perito se reuniu com o presidente da Câmara Municipal, vereador Léo Boy, com representantes do Poder Executivo e com membros da Comissão de Acompanhamento da Construção da Usina. O encontro foi no gabinete do prefeito Carlos Sirena.
Ivan França e Souza vai rever toda a pauta de reivindicação da comissão e apresentar um relatório técnico de estratégias de negociação entre empreendedores e município, a respeito da demanda local e referente às compensações socioambientais de construção da usina e todos os investimentos que serão instalados em Juara.
Como parte dos trabalhos, uma audiência será realizada com o Promotor de Justiça, Herbert Dias na manhã desta quarta-feira 09 e uma reunião será realizada com representantes da Comunidade Pedreira, também na quarta-feira 09, às 14h00, na Câmara de Vereadores.
De acordo com membros da comissão, outras reuniões com datas a serem definidas serão feitas com os povos indígenas para tratar do assunto da usina. Primeiramente a conversa será com os proprietários ribeirinhos e que serão atingidos diretamente pela construção da barragem e depois outro encontro com os povos indígenas.
A Usina Hidrelétrica Castanheira está planejada par ser construída no Rio Arinos e terá uma capacidade de 140 MW e o reservatório da barragem ocupará uma área de 9.470 hectares e se estenderá por 67 km. A maior parte da área do reservatório (99,96%) estará no município de Juara e o restante (0,04%), no município de Novo Horizonte do Norte