Está sendo realizada uma operação tapa buracos na rodovia MT-170, trecho Juína até a ponte do rio Juruena, a realização da ação foi possível graças a esforços de movimentos da sociedade civil organizada, após o apelo, foi firmada uma parceria entre a prefeitura de Juína, Câmara Municipal e SIMNO, visando a recuperação emergencial da MT-170 no trecho que corta o município.
O preenchimento dos buracos com pedras já foi realizado no trecho do trevo até o cruzeiro, nesta sexta-feira será dado início a etapa de cobrir com a emulsão asfáltica. O trabalho vem sendo realizado por uma equipe de voluntários.
Enquanto primeira equipe de voluntários já está trabalhando no primeiro trecho, uma segunda equipe reforçará o grupo com o objetivo de acelerar os trabalhos, trata-se de reeducandos do CDP de Juína, inicialmente 6 detentos que já prestam serviços dentro da unidade começaram a trabalhar ja tarde desta quinta-feira, a expectativa é que outros quatro reeducandos também façam parte da equipe.
De acordo com o diretor do Centro de Detenção Provisória de Juína, Izaak Nunes, ao ficar sabendo da ação através das redes sociais entrou em contato com os organizadores da operação e colocou os reeducandos e o caminhão do CDP a disposição.
Segundo o diretor, ao participar da ação, os detentos têm direito a remissão, ou seja, a cada 3 dias trabalhados, reduz um dia da pena. Izaak destacou que o CPD está sempre aberto a fazer parcerias com a sociedade, sempre a disposição para atender as demandas que estiverem dentro das possibilidades.
Em entrevista, um dos organizadores do tapa buraco disse que a motivação para o trabalho se dá devido a inoperância do governo estadual, levando em consideração o estado precário em que se encontra o trecho da rodovia e o grande número de acidentes que vem ocorrendo.