Copa do Mundo de Futebol é uma oportunidade a mais de aumentar o faturamento de bares e restaurantes. De olho no evento que movimenta e contagia a população, estabelecimentos preparam programações especiais para os torcedores que querem acompanhar o jogo pelos telões e comemorar a possível vitória da Seleção Brasileira. Animados com o Mundial, bares de Cuiabá projetam incremento de 30% a 50% no caixa durante os jogos do Brasil.
Francisco Chaves, proprietário do Confrade Restaurante, há 16 anos no mercado, informa que o espaço vai transmitir todos os jogos da Seleção Brasileira. A programação estreia neste domingo, quando será realizada a 1ª partida entre Brasil e Suíça.
“Já estamos em clima de Copa, com a decoração em verde e amarelo, para motivar o pessoal. Os clientes ligam e querem saber se vai ter transmissão. Além disso, tem sempre aquele que vai apenas para ver o jogo no espaço e é um público a mais, que se soma àqueles que vêm almoçar”. O espaço espera um público de cerca de 500 pessoas e está com expectativa de lotação, com incremento de até 30% no faturamento.
Wagner Barbosa, gerente do Getúlio Grill, afirma que também espera casa cheia durante a transmissão dos jogos, com uma média de 400 pessoas. O impacto no faturamento é projetado entre 40% e 50% nos jogos da Seleção. “No domingo, a programação começa às 11h. Teremos o almoço, depois o jogo e, logo após, duas bandas irão tocar para animar a torcida com um pop rock, que é o padrão da casa”. Ele diz que as reservas já atingem 95% da capacidade interna, e a área externa será disponibilizada no dia.
O empresário Amir Donato, 52, é um dos clientes mais antigos do Getúlio e também irá acompanhar a transmissão do 1º jogo da Seleção Brasileira no local. “Quando se fala de Copa, para nós que somos brasileiros, não há nada melhor para reunir amigos. O Getúlio é um lugar bem familiar e vou trazer a minha família e amigos para assistir a Copa aqui. Também gostaria que todos os cuiabanos participassem conosco dos jogos”.
Segundo pesquisa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o Mundial de Futebol deve gerar um aumento de R$ 251,7 milhões no faturamento das atividades especializadas em serviços de alimentação, como bares e restaurantes no país. Atualmente, o segmento fatura R$ 146 bilhões anuais e os gastos dos brasileiros em restaurantes, bares e lanchonetes correspondem, em média, a 9% do orçamento familiar.