A juíza Daiane Marilyn Vaz, marcou para o dia 2 de agosto a audiência de instrução dos envolvidos no assassinato do prefeito Esvandir Antônio Mendes e da tentativa de assassinato contra o secretário de finanças, Admilson Ferreira dos Santos.
O crime aconteceu em dezembro de 2017, no município de Colniza. O prefeito conduzia uma Toyota SW4 preta quando foi interceptado pelos criminosos, cerca de 7 quilômetros da entrada da cidade.
O veículo foi ao encontro da caminhonete, momento que foram efetuados vários disparos contra o prefeito Esvandir que ainda conseguiu dirigir, mas morreu no perímetro urbano, na BR 174, esquina com a Rua 7 de Setembro. Outros dois disparos feriram o secretário Admilson Ferreira dos Santos, sendo um na perna esquerda e outro nas costas.
São réus no processo a médica Yana Fois Coelho Alvarenga e o marido dela, Antônio Pereira Rodrigues Neto. A médica tinha uma empresa que teve o contrato cancelado com a prefeitura, o que pode ter motivado a execução.
As investigações apontam que ela, por meio do marido, orquestrou o crime, ao contratar Welison Brito Silva e Zenilton Xavier de Almeida – que mataram o prefeito. Ambos também estão presos.