Na tarde desta terça feira (22), os caminhoneiros autônomos do município de Brasnorte MT, aderiu à paralisação e bloquearam parcialmente a MT 170 sentido Campo Novo do Parecis.
Por volta das 13h00min, pelo menos três caminhões, foram completamente atravessados no meio da Rodovia MT 170, impedindo a passagem de veículos de transporte de cargas.
A passagem a principio, esta liberada para carros de passeio e ambulâncias.
“Nossa paralisação, não apenas tem o objetivo de trazer melhorias a nossa classe, mas de certa forma a toda população, não podemos pagar a conta da corrupção de nossos políticos, eles faliram a Petrobras e agora querem colocar essa conta em nosso bolso”, desabafou Fernando Oliveira caminhoneiro.
No momento em que a equipe de reportagem da Band FM Brasnorte fazia uma matéria jornalística no local, um gesto inusitado de um caminhoneiro, deu um grande susto no grupo de manifestantes que estava no local, o mesmo assumiu a direção do caminhão, e em alta velocidade furou o bloqueio, e por pouco duas pessoas não foram atropeladas.
Neste local denominado “balanção”, distante cerca de 5 km do município, funcionava um ponto de pesagem de caminhões, ponto esse escolhido pelos caminhoneiros para o bloqueio da MT. A atitude revoltou os populares que estavam no local.
“É lamentável o que acabou de acontecer aqui, estamos lutando pelos nossos direitos, esse cidadão é nosso amigo de profissão, o que estamos fazendo aqui é para beneficiar todos inclusive ele que quase matou algumas pessoas que aqui estão, somos pessoas do bem, aqui tem pais de família, nossa paralisação é pacifica e essa atitude nos deixa triste, graças a Deus uma tragédia não aconteceu agora” finalizou Fernando.
Os caminhoneiros pedem mudanças na politica de reajustes de combustíveis da Petrobras, com a redução da carga tributária para o diesel.
Em Brasnorte, o litro do diesel atingiu R$ 4,70 (quatro reais e setenta centavos ), considerado pelos caminhoneiros um dos mais altos da região.
“Acabei de sair de um posto de combustível dessa cidade, isso é um absurdo, a diferença é muito grande para com as outras cidades que fazem divisa com Brasnorte, e com meu estado nem se fala, a diferença passa de R$ 1,00 (um real) por litro de diesel, não tem condições”, destacou Cicero Martins que é caminhoneiro, morador de Vilhena RO.
A MT 170 em Brasnorte segue fechada para caminhões de carga, carros de passeio e ambulâncias terão passagem livre, veículos com carga viva também estão parados.
A classe discute nesse momento com o Sindmat ( Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas no Estado de Mato Grosso), se deve liberar a MT 170 no período da noite, mas até o momento as informações são de que a MT deve seguir bloqueada.