Um mutirão contra a dengue foi realizado hoje(4) no Município de Brasnorte. A equipe foi composta por profissionais da Secretaria da Saúde, entre agentes de combate a endemias, fiscais da Vigilância Sanitária e Guarda Mirim.
De acordo com a Coordenadora da vigilância e saúde, Elandia Rocha residências foram visitadas e os agentes procuraram passar orientações preventivas aos moradores e realizaram o trabalho de busca e eliminação de focos.
A ação teve o intuito de prevenir e combater o mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue, Chikungunya e Zica Vírus.
O mutirão ajuda a eliminar muitos focos, mas o munícipio precisam dar continuidade ao trabalho, alerta o Secretário de Saúde Márcio Papaduik Bueno “já que durante o fim das chuvas o Aedes Aegypti se reproduz rapidamente”. “Esteja atento a garrafas, pneus ou qualquer reservatório que possa acumular água. Coloque areia nos vasos de plantas, fure pneus velhos, mantenha latas e garrafas embocadas para baixo, retire folhas e galhos das calhas, verifique sua caixa d’água e vede sacos de lixo. A prevenção é a melhor maneira de combater o mosquito”.
Para tentar conscientizar a população de Brasnorte alguns alunos da rede pública de ensino participaram de uma carreata que saiu do Ginásio Municipal passando pela Avenida dos Pioneiros e retornando para o Ginásio Municipal com faixas orientavas. Tais como “O tempo de agir é agora, prevenir é sempre o melhor remédio”.