Campanha de vacinao contra H1N1 comeou em Brasnorte.

 



NOTÍCIAS / BRASNORTE

Campanha de vacinao contra H1N1 comeou em Brasnorte.

CENTER NEWS COM ASSESSORIA

25.04.2018 Ás 15:46

  Foto divulgao

Começou nessa quarta-feira, 25, a campanha de vacinação contra o vírus da gripe H1N1 em todos os PSFs do Município de Brasnorte.

A Coordenadora de Saúde Marizete Chagas, explicou que essa vacinação é classificada pelo Ministério da Saúde em algumas etapas dos chamados grupos prioritários, para se ter um controle do fluxo da vacinação.

Os grupos prioritários são os trabalhadores da saúde, crianças de 6 meses a quatro anos, idosos, portadores de doenças crônicas, gestantes, professores que estão ativos em salas de aulas, pessoas privadas de liberdade – o que inclui adolescentes e jovens de 12 a 21 anos em medidas socioeducativas – e os funcionários do sistema prisional.

“Se não tiver dentro do grupo da faixa etária e a classificação que o ministério da saúde preconiza, infelizmente não tem como vacinar”, frisou.

“No dia 12 de maio, vamos ter o ‘Dia D’ que é a campanha nacional da vacinação. Então todas as faixas etárias dos grupos prioritários podem tomar a vacina. E assim, todas as crianças de 6 a 4 anos lá no final da campanha, no dia 28 de maio, para fazer a segunda dose. Por que a segunda dose? As crianças de 6 meses a 4 anos, elas tomam duas doses da vacina”, exemplifica.

O Ministério da Saúde, conforme assegura a coordenadora, possui todo o aporte da vacina para todos os grupos prioritários. Ela revelou que não é possível definir se a vacinação será aberta para a população em geral antes de terminar todos os grupos prioritários.

Com relação às doenças crônicas, o MS estabelece uma classificação relacionando quais são as doenças. A coordenadora pontua que a pessoa além de ter o pedido médico com relação à doença crônica, é preciso apresentar algum documento que lauda sobre qual é o tipo de doença.

O horário de vacinação nos PSFs são das 09hrs ás 11hrs e a tarde das 14:30hrs ás 17hrs.


Por que a vacina não é disponibilizada para toda a população?


Os grupos prioritários são escolhidos conforme recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS). A definição também é respaldada por estudos epidemiológicos e pela observação do comportamento das infecções respiratórias, que têm como principais agentes os vírus da gripe. São priorizados os grupos mais suscetíveis ao agravamento de doenças respiratórias. O Ministro da Saúde destacou que a vacinação está "100% garantida" para o público-alvo. "Se, eventualmente, tiver uma sobra de vacinas, nós teremos a oportunidade de vacinar outras pessoas", afirmou o ministro da Saúde, Gilberto Occhi, nesta quarta-feira (18).

 

Onde as vacinas estarão disponíveis?

 

Nos centros de saúde dos municípios. O ministério começou a distribuir as doses no dia 9 de abril. Até o dia 20 de abril, 17,2 milhões de doses terão sido enviadas aos estados, representando 41% da entrega da campanha. No total, oito remessas de doses foram programadas para o envio até o dia 25 de maio, totalizando 100%.

 

Quem toma a vacina tem alguma reação adversa?

 

Em alguns casos podem ocorrer, de forma rara, dor, vermelhidão e endurecimento no local da injeção. Essas manifestações consideradas benignas e os efeitos passam em 48 horas. "A vacina é a medida mais efetiva para se prevenir da gripe. Então, nós temos que buscar essa prevenção cada vez mais. Ela é segura", destacou Occhi

 

Há alguma contraindicação?

 

Sim. A vacina é contraindicada para pessoas com história de reação alérgica prévia em doses anteriores ou para pessoas que tenham alergia grave relacionada a ovo de galinha e seus derivados. Nesses casos, é importante procurar o médico para mais orientações.

 

Quantos casos de gripe já foram registrados no Brasil neste ano?

 

De acordo com o Ministério da Saúde, até 23 de abril, foram registrados 392 casos de influenza em todo o País, com 62 óbitos. Do total, 190 casos e 33 óbitos foram por H1N1. Em relação ao vírus H3N2, foram registrados 93 casos e 15 óbitos. Ainda foram registrados 62 casos e 6 óbitos por influenza B e os outros 47 casos e 8 óbitos por influenza A não subtipado.

Quem tiver qualquer dúvida, pode estar se informando diretamente nos PSFs e Secretaria Municipal de Saúde de Brasnorte.

 










DEIXE SEU COMENTÁRIO



SE LIGUE NA BAND FM! 98,1



Copyright © 2021 .   CENTER NEWS    Todos os direitos reservados.