A agência fazendária de MT está realizando em todas as regiões do estado, uma grande fiscalização principalmente em veículos de cargas.
Essa operação chegou ao Município de Brasnorte e já fizeram algumas autuações e diversas abordagens juntamente com a polícia militar.
As unidades fazendárias de fiscalização já apreenderam cerca de r$ 730 mil reais em mercadorias transportadas em todo o mato grosso sem a devida documentação fiscal.
Segundo o presidente do Siprotaf, Leovaldo Antônio Duarte, o transporte de mercadorias sem documentação fiscal ou acompanhada de documentação fiscal inidônea é crime contra a ordem tributária. além de serem autuadas, as empresas identificadas no trânsito cometendo irregularidades também são submetidas posteriormente, a outros processos de fiscalização.
O CT-E (Conhecimento de Transporte Eletrônico) e o MDF-E (Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais) são os principais documentos eletrônicos exigidos atualmente para o transporte de cargas em território nacional.
Em entrevista a Band Fm Brasnorte, o Agente Tributário Fazendário do SEFAZ-MT Daniel de Oliveira Meireles mencionou que Corregedoria Fazendária auxiliou as equipes das unidades volantes nas ações desenvolvidas durante a operação para minimizar o tumulto na área de operação e o desperdício de esforços, realizando o maior número possível de abordagens e conferências de veículos.
A Polícia Militar prestou a segurança necessária aos servidores fazendários envolvidos na operação, além do controle do tráfego.