Conjuntivite é a inflamação da membrana transparente e fina que reveste a parte da frente do globo ocular (o branco dos olhos) e o interior das pálpebras. De forma geral, podem durar de 7 a 15 dias e não costuma deixar sequelas.
Os tipos mais frequentes são as conjuntivites virais e bacterianas, sendo a disseminação destas podem ocorrer facilmente, por meio de contato com secreções ou objetos contaminados ( como toalhas, lápis, copos...). Podendo se disseminar rapidamente em ambientes fechados.
Sintomas
Os sintomas da conjuntivite são olhos vermelhos e lacrimejantes, pálpebras inchadas e avermelhadas, sensação de areias ou ciscos nos olhos, além de coceira nos olhos e intolerância a luz.
Prevenção
Lave constantemente as mãos e o rosto, evite locais aglomerados, coçar os olhos e procure trocar com maior frequência as toalhas usadas no banheiro, evitando compartilhar o uso de esponjas, rímel, delineadores, lápis de olho ou qualquer outro produto de beleza.
Também é recomendável trocar diariamente as fronhas do travesseiro enquanto estiver com a doença.
Diferença entre conjuntivite viral da bacteriana
Bacteriana: Apresenta secreção amarelada, com tratamento adequado, regride de 3 a 5 dias.
Viral: Apresenta secreção esbranquiçada nos olhos, tendo os sintomas a tendência de progredir por volta do 3º ao 4º dia.
Casos no município
No município de Brasnorte, a secretária municipal de saúde através da Vigilância Epidemiológica registrou até esta terça-feira (16), 122 casos notificados de conjuntivite bacteriana, viral e alérgica.
Mais segundo informações do servidor Claudio Dantas o número de pessoas com conjuntivite pode ser ainda maior, pois muitas pessoas com o vírus não procuram os Postos de Saúde e nem o Hospital Municipal sendo assim a vigilância fica sem o número exato de notificações.