Após a regularização do uso do Ozônio em tratamentos médicos no Brasil, com a aprovação pelo Congresso da PLS 227/2017, o município de Juína se tornou o primeiro município a regularizar o seu uso após a aprovação de projeto na câmara dos vereadores.
O responsável pela inciativa de implantação do sistema de tratamento é o vereador Tonhão do Rancho Três irmãos, segundo o vereador é uma imensa conquista estar regularizando o uso da ozônioterapia no município, principalmente devido aos imensos benefícios que o tratamento proporciona.
De acordo com o vereador, é gratificante ver o esforço sendo reconhecido, ao lembrar as reuniões realizadas tanto em Juína quanto em outros município circunvizinhos no intuito de mobilizar o maior numero de vereadores e prefeitos possível.
Agora, o objetivo é estar implanto o mais breve possível o tratamento não apenas em Juína mas, em todo o estado de Mato Grosso. Segundo Tonhão, o mesmo já conseguiu apoio de empresários de diversos ramos além do apoio do prefeito Altir Peruzzo para viabilizar a implantação de sistema de tratamento por meio da Ozônioterapia no Hospital Municipal.
Segundo informações, o intuito primeiramente é proporcionar a capacitação de um profissional do município para realizar o uso do tratamento de ozônio terapia por meio dos equipamentos de produção de ozônio medicinal devidamente certificado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
O tratamento via ozônio terapia apresenta uma série de vantagens ao universalizar o acesso à saúde e combater o déficit público no setor: reduzindo o custo de tratamento de doenças crônicas, proporcionando a redução do numero de internações, acelerando o processo de reabilitação do paciente; diminuição do número de procedimentos de alta complexidade e do uso de medicamentos de alto custo.
O paciente que futuramente desejar realizar o tratamento com ozônio devera ter a indicação de um médico para se submeter ao tratamento.